sábado, maio 31, 2014

FESTA DA VISITAÇÃO DE MARIA A SUA PRIMA ISABEL


Maria Santíssima chegando à casa de Santa Izabel saudou-a e qual foi o efeito produzido? Foi a santificação da criança que estava sendo gestada, São João Batista saltou no ventre materno

O MENINO PULOU DE ALEGRIA NO MEU VENTRE
Hoje contemplamos o fato da Visitação da Virgem Maria a sua prima Isabel. Tão rapidamente como lhe foi comunicado que tinha sido escolhida por Deus Pai para ser Mãe do Filho de Deus e que sua prima Isabel tinha recebido também o dom da maternidade, caminha decididamente até a montanha para cumprimentar sua prima, para compartilhar com ela o gozo de terem sido agraciadas com o dom da maternidade e para servi-la.

A saudação da Mãe de Deus provoca que o menino, que Isabel leva no seu ventre, pule de entusiasmo dentro das entranhas de sua mãe. A Mãe de Deus, que leva Jesus no seu ventre é causa de alegria. 


A maternidade é um dom que gera alegria. As famílias alegram-se quando há um anúncio de uma nova vida. O nascimento de Cristo produz certamente «uma grande alegria» (Lc 2,10).

Apesar de tudo, hoje em dia, a maternidade não é devidamente valorizada. Freqüentemente colocam-se em primeiro lugar outros interesses superficiais, que são manifestação de comodidade e de egoísmo.


 As possíveis renúncias que comporta o amor paternal e maternal, assustam a muitos matrimônios que, talvez pelos meios que receberam de Deus, devessem ser mais generosos e dizer “sim” mais responsavelmente a novas vidas. Muitas famílias deixam de ser “santuários da vida”. 

O Papa João Paulo II constata que a contracepção e o aborto “têm as suas raízes numa mentalidade hedonista e irresponsável a respeito da sexualidade e pressupõem uma concepção egoísta da liberdade, que vê na procriação um obstáculo ao desenvolvimento da própria personalidade».
Isabel, durante cinco meses, não saía de casa, e pensava: «Isto é o que o Senhor fez por mim» (Lc 1,25). E Maria dizia: «A minha alma glorifica o Senhor (…) porque pôs os olhos na humildade da sua serva» (Lc 1,46.48). A Virgem Maria e Isabel valorizam e agradecem a obra de Deus nelas: a maternidade! É necessário que os católicos reencontrem o significado da vida como um dom sagrado de Deus aos seres humanos.

VISITA DE MARIA A ISABEL 
 Isabel sente, como toda mulher, o estremecer do filho em seu seio, porém, agora de uma forma diferente, pois com ele se manifesta o Espírito Santo (João é “repleto do Espírito Santo, ainda no seio de sua mãe” Lc 1,15), o qual revela o mistério de que Maria traz em seu seio o filho de Deus. 

Que belíssimas orações nasceram do diálogo das duas mães! A oração da Ave Maria é a afirmação de que Maria é a “Mãe do meu Senhor”, a mãe de Jesus, a mãe de Deus.  
Maria mesmo sabendo ser mãe do messias vai servir a sua prima, mulher idosa que esperava João Batista. Nós fazemos o mesmo? Saímos de nosso conforto, da nossa posição para servir ao próximo?
Que mistério novo e admirável! João não nasceu ainda e já fala através dos seus saltos. Ainda não apareceu e já profere anúncios. Ainda não pode gritar e já se faz ouvir através dos seus atos. Ainda não começou a sua vida e já prega a Deus. Ainda não vê a luz e já aponta para o Sol. Ainda não foi dado ao mundo e já se apressa a agir como precursor. (São João Crisóstomo)

O CÂNTICO DE MARIA 
‘De hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada’. Mesmo assim ela não se envaideceu, mas bendiz o Senhor numa oração conhecida como Magnificat. 

Oração por excelência de louvor a Deus, na qual Maria se humilha e exalta a bondade de Deus para com ela e também para com os pobres, reconhecendo a misericórdia de Deus que os libertará dos poderosos. Deus assume a defesa dos pobres. 

É nosso dever dar sempre louvor a Deus, que nos dá, a todo instante, seu amor, sua misericórdia, sua justiça, e a esperança de que nunca nos há de abandonar. Por Ele nos colocamos nas mãos do Pai. Maria ensina-nos a rezar sempre a oração de louvor, o Magnificat.
Mons. F. Xavier CIURANETA i Aymí Bispo Emérito de Lleida (Lleida, Espanha)
www.evangeli.net


AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA
O SENHOR É CONVOSCO
BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES
BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS
SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
ROGAI POR NÓS, PECADORES
AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE. AMÉM!



---