sexta-feira, maio 09, 2014

ENCERRAMENTO DA 52ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB


A missa de encerramento da 52ª Assembleia Geral da CNBB foi presidida pelo vice-presidente da CNBB, dom José Belisário Silva e concelebrada pelo presidente da entidade, o cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner.
 O encontro do episcopado brasileiro discutiu a renovação das paróquias com o tema ‘Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia’. 
Desafio que propõe às paróquias uma atuação decididamente missionária ao sair de si mesma para ir ao encontro daqueles que estão afastados da vida comunitária e fazer conhecida a boa nova de Cristo.
O vice-presidente lembrou que a assembleia começou falando da Igreja desejada pelo Papa Francisco: “Uma Igreja missionária e descentrada”.
“Uma Igreja configurada colegialmente, uma Igreja inculturada, uma Igreja de discípulos missionários, uma Igreja que testemunha na vida a sua fé em Jesus Cristo, e finalmente, uma Igreja dos pobres”. Dom Belisário prosseguiu falando que no seu encerramento a 52ª AG indica três ações para “realizar esse desejo do Papa”.
A primeira, o novo documento sobre o Tema Central, que ressalta a conversão pastoral das paróquias, em segundo, a preocupação da Igreja com a questão agrária brasileira e a aprovação de um novo documento contemplando a abordagem pastoral sobre o tema. 
“A Mãe Igreja que se preocupa com a Mãe Terra e com todos que nela vivem e trabalham", sublinhou. 
Por último, ressaltou o texto sobre o papel dos leigos e leigas que deverá ser aprofundado ao longo desse ano.
“Por muitos motivos nós somos gratos a Deus e a celebração dessa Eucaristia quer agradecer a Deus especialmente esses dias nesta assembleia e todos os momentos que vivemos aqui nesse Santuário aos pés de Nossa Senhora”, encerrou.  
RESUMO E RESULTADOS
Entre os textos estudados e avaliados pelo episcopado brasileiro, foram aprovados dois documentos e um estudo. 
Sendo um documento sobre a Renovação Paroquial e outro que trata da Questão Agrária no Brasil.
O documento “Comunidades de Comunidades: uma nova paróquia” aprovado na Assembleia discute a renovação das paróquias. De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o texto quer contribuir para dinamizar a vida de comunidade. “Vai nos ajudar a sermos presença do Evangelho de maneira fecunda e samaritana, no anúncio do Reino de Deus”, disse.

Outro documento esperado pela sociedade e aprovado pelos bispos discute a Questão Agrária brasileira no início do século XXI. “É uma reflexão sobre a realidade do campo e ajudará a compreender a necessidade do cuidado pela terra e também com nossa agricultura familiar”, explica dom Leonardo.
O tema prioritário “Os cristãos leigos e leigas” estudado na Assembleia, após diversas reflexões da plenário, foi aprovado como Estudo da CNBB. O texto será enviado às dioceses do Brasil para reflexão e debate nas paróquias e comunidades, a fim de receber contribuições dos leigos. 

No próximo ano, a temática volta a ser avaliada para possível aprovação como documento oficial sobre o laicato.