quinta-feira, maio 22, 2014

DOM ORANI PASSA A INTEGRAR A CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA


O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para a Educação Católica. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 22, pelo Vaticano.
A Congregação para a Educação Católica, com origens no século XVI, foi designada com esse nome pelo Papa João Paulo II em 1988, na constituição Apostólica “Pastor Bonus”, atribuindo-lhe a responsabilidade de coordenar os setores da educação nos seminários (com exceção dos que estão sob jurisdição da Congregação para a Evangelização dos Povos e da Congregação para as Igrejas Orientais), nas casas de formação de congregações religiosas e institutos seculares, e em todas as escolas e instituições educativas, nomeadamente de ensino superior, que dependam da Igreja Católica.
Dom Orani já fazia parte de um organismo da Cúria. Em 6 de fevereiro desse ano, pouco antes de ser criado cardeal no consistório do dia 22 do mesmo mês, ele foi nomeado pelo Pontífice como membro do Pontifício Conselho para os Leigos, cargo no qual também foi confirmado hoje.

Além de Dom Orani, outros cardeais criados nesse mesmo consistório foram divididos pelo Papa entre os Dicastérios da Cúria Romana.

Outros cardeais brasileiros fazem parte de organismos da Cúria. Cardeal João Braz de Aviz é membro de três Congregações (para os Bispos, para o Clero e para a Educação Católica), um Pontifício Conselho (para os Leigos) e do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) integra o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e a Pontifícia Comissão para a América Latina.
Já o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) é membro de duas Congregações (para o Clero e para a Educação Católica), de dois Pontifícios Conselhos (para a Família e para a Promoção da Nova Evangelização) e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO 
DO RIO DE JANEIRO
Direção e Jornalismo: Carlos Moioli
Imagens: Gustavo de Oliveira



---