domingo, novembro 23, 2014

CRISTO REI, SENHOR DA VIDA - 1º DIA DO TRÍDUO

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo - 2014
As fontes não admitem dúvidas. Jesus vive voltado para aqueles que vê necessitado de ajuda. É incapaz de passar ao largo. Nenhum sofrimento lhe é alheio. 
Identifica-se com os mais pequenos e desvalidos e faz por eles o que pode. Para Ele, a compaixão é o primordial. O único modo de parecer-nos com Deus: “Sede compassivos como vosso Pai é compassivo”.
Não deveríamos estranhar que, ao falar do juízo final, Jesus apresente a compaixão como critério último e decisivo que julgará nossas vidas e nossa identificação com Ele. Como então surpreender-nos que se apresente identificado com todos os pobres e desgraçados da história?
Segundo o relato de Mateus , “todas as nações” comparecem diante do Filho do homem, isto é, diante de Jesus, o compassivo. Não se faz nenhuma diferença entre “povo eleito' e “povos pagãos”. Nada se diz das diferentes religiões e cultos. Fala-se de algo muito humano e que todos entendem: o que fizemos com os que viveram sofrendo junto de nós?
O evangelista não se detém propriamente a descrever os detalhes de um julgamento. O que ele destaca é um duplo diálogo que lança uma luz imensa sobre o nosso presente. 
E nos abre os olhos para ver que, em última análise, há duas maneiras de reagir diante dos que sofrem: compadecer-nos e ajudá-los ou fazer-nos de desentendidos e abandoná-los.
Quem fala é um juiz que se identifica com todos os pobres e necessitados: “Cada vez que ajudastes a um desses meus pequenos irmãos, a mim o fizestes”. Aqueles que se aproximaram para ajudar a um necessitado, aproximaram-se dele. Por isso estarão junto com Ele no reino: “Vinde , benditos de meu Pai!”
Depois dirige-se aos que viveram sem compaixão: “Cada vez que não ajudastes a um destes pequenos, deixastes de fazê-lo a mim”. Aqueles que se afastaram dos que sofrem , afastaram-se de Jesus. É lógico que agora lhes diga: “Afastai-vos de mim”. Segui vosso caminho.
Nossa vida está sendo julgada agora mesmo. Não há que esperar nenhum julgamento. É agora que estamos nos aproximando ou afastando dos que sofrem. Agora estamos decidindo a nossa vida. 
Mt 25,31-46 - Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.  
Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.  
E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar.’ Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 
Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! 
Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar.’ 
E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.”  
“Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Com óleo de exultação, consagrastes sacerdote eterno e rei do universo vosso Filho único, Jesus Cristo, Senhor nosso. 
Ele, oferecendo-se na Cruz, vítima pura e pacífica, realizou a redenção da humanidade. Submetendo ao seu poder toda criatura, entregará à vossa infinita majestade um reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz”. (Prefácio Cristo Rei do Universo)
Celebrar a realeza de Cristo, manso e humilde de Coração, é aprender d’Ele que ser rei é fazer da vida uma doação constante aos irmãos e irmãs, especialmente aos que sofrem.
Na Festa de Cristo Rei, que conclui o ano litúrgico, realiza-se a abertura da Campanha da Evangelização em todas as dioceses do Brasil. Ao longo da semana, preparemos o coração para o início do tempo do Advento, no próximo domingo.
--