sábado, novembro 01, 2014

“SOMOS FILHOS DE DEUS” – SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS


"Festejamos, hoje, a Cidade do Céu, a Jerusalém do Alto, nossa mãe, onde nossos irmãos, os santos, vos cercam e cantam eternamente o vosso louvor.
Para essa cidade caminhamos, pressurosos, peregrinando na penumbra da fé. Contemplamos, alegres, na vossa luz tantos membros da Igreja, que nos dais como exemplo e intercessão".
Evangelho (Mt 5,1-12a): Naquele tempo, Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.
 Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Quem lê com atenção o texto de São Mateus vê que as bem-aventuranças são, no fundo, uma anterior biografia escondida de Jesus, um retrato da sua figura. Ele, que não tem onde reclinar a cabeça , é o verdadeiro pobre; Ele, que de si pode dizer: vinde a mim, porque Eu sou manso e humilde de coração, é o verdadeiro manso; Ele é quem é puro de coração e, por isso, vê permanentemente Deus. 
Ele é o construtor da paz, aquele que sofre por causa de Deus: nas bem-aventuranças aparece o mistério de Cristo. E elas nos chamam para a comunhão com Cristo. Mas precisamente por causa do seu caráter cristológico escondido, as bem-aventuranças são também instruções para a Igreja, que nelas deve reconhecer o seu modelo – instruções para o seguimento, que toca a cada um individualmente, ainda que segundo a pluralidade das vocações, de diferentes modos.
“Pobres em espírito”: homens e mulheres que não brilham com as suas capacidades. Não se apresentam diante de Deus como uma espécie de parceiros de negócios em pé de igualdade, que elevam os seus atos à pretensão de uma recompensa correspondente. São homens e mulheres que se sabem também interiormente pobres, que amam, que simplesmente querem deixar-se oferecer por Deus e precisamente assim viver em interior concordância com a Palavra de Deus. CIC
"O Batismo faz de nós membros do corpo de Cristo. "Desde então [...], somos nós membros uns dos outros." (Ef 4, 25). O Batismo incorpora na Igreja. Das fontes batismais nasce o único povo de Deus da Nova Aliança, que ultrapassa todos os limites naturais ou humanos das nações, das culturas, das raças e dos sexos: "Por isso é que todos nós fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo" (1 Cor 12, 13)". Papa Emérito Bento XVI 


No Novo Testamento, Jesus, o Santo de Deus, assume nossa realidade humana. N’Ele, Deus se torna nosso próximo, nosso companheiro de viagem. Desde então, ser santo, mais do que ser separado, é estar unido a Ele, como os ramos estão unidos à videira.
 
Oração
Pai Santo, por vosso amor nos chamais à santidade. Reconhecemos que, sem a vossa graça, nunca chagaremos a ser santos. Olhando nossa fraqueza e olhando o mundo que nos cerca, nós vos pedimos que envieis sobre nós o vosso Espírito para que, por Ele fortalecidos, alcancemos a meta que para todo ser humano desejais.