quinta-feira, novembro 27, 2014

SOLENIDADE DE SÃO CONRADO DE CONSTANCE 2014


Nesta noite santa queremos agradecer por muitas graças que recebemos durante este ano de 2014. Começando com a minha viagem em janeiro a cidade de Constance para conhecer e aprofundar a historia do nosso padroeiro, e nesse mês de novembro a visita dos suíços ao Brasil, trazendo este pequeno pedaço do crânio do bispo de Constance nosso padroeiro, São Conrado de Constance

Nessa intenção agradecemos a Deus a vida de São Conrado, que está no céu intercedendo por nós, mas em vida exerceu uma posição importante na Igreja, como bispo e sacerdote, e a nossa própria história está identificada com a história da comunidade paroquial e identificada com nosso patrono. Rezaremos pelas almas de nosso irmãos  Conrado Jacob de Niemeyer e Maria Fortunato.
Homilia de Padre Marcos Belizario Ferreira na Solenidade de São Conrado de Constance
O Evangelista Mateus termina seu escrito colocando nos lábios de Jesus um promessa destinada a alimentar para sempre a fé de seus seguidores: “EU ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ O FIM DO MUNDO”.

Jesus continuará vivo no meio do mundo. Seu movimento não extinguirá. Sempre haverá crentes que atualizem sua vida e sua mensagem. O Evangelista Marcos nos diz que, depois da Ascensão de Jesus, os apóstolos “saíram a pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles.”
Esta fé nos leva a confiar também hoje na Igreja: com atrasos e resistências talvez, com erros e debilidades, ela sempre continuará procurando ser fiel ao evangelho. Leva-nos também a confiar no mundo e no ser humano; por caminhos nem sempre claros, nem fáceis, o reino de Deus continuará crescendo.

Hoje existe ainda mais fome e violência no mundo, mas existe também mais consciência para torná-lo mais humano. Existem muitos que não creem em nenhuma religião, mas creem numa vida mais justa e digna para todos, que é, em suma, o grande desejo de Deus.
Esta confiança pode dar um tom diferente à nossa maneira de olhar o mundo e o futuro da Igreja, Pode ajudar-nos a viver com paciência e paz, sem cair no fatalismo e sem desesperar do evangelho.
Precisamos sanear nossas vidas eliminando aquilo que nos esvazia de esperança.
 Quando nos deixarmos dominar pelo desencanto, pelo pessimismo ou pela resignação, nos incapacitamos para transformar a vida e renovar a Igreja. Só merecem a esperança cristã aqueles que caminham seguindo os passos de Jesus. São eles os que “podem proclamar o evangelho a toda a criação”.
LEMBRANDO A HISTÓRIA
A Igreja de São Conrado, foi a primeira construção do bairro, erguida entre 1904 e 1916 pelo engenheiro Conrado Jacob de Niemeyer. Nesse ano de 2014 ela fez cem anos. O comendador Conrado a construiu nas imediações de sua fazenda para que a esposa Maria Fortunato, pudesse rezar perto de casa.
Trouxe da Alemanha uma imagem de São Conrado, que foi Bispo, amigo dos pobres e perseguidos, e um nobre da Idade Média que, cheio de virtudes, entregou todos os seus bens para construir escolas e hospitais. Em pouco tempo a Igreja se tornou conhecida pelos moradores do bairro. 
A praia, que se chamava Pedra da Gávea, começou a ser chamada de São Conrado, dando origem ao nome do bairro “São Conrado”.
São Conrado é retratado como um bispo com um cálice e uma aranha. A história relata que, na Páscoa, durante a consagração e imediatamente após a transubstanciação do pão e do vinho, uma aranha que estava no teto caiu no cálice e nadou no vinho. 
São Conrado viu a aranha, mas bebeu em reverência e amor ao Santíssimo Sacramento e a engoliu. Seu amor e fé o sustentou e mais tarde durante o almoço a aranha apareceu ilesa em sua boca e ele nada sofreu. Sua vida santa o fez ser distinguido pela profunda piedade e realizou muitas peregrinações à Jerusalém. Ele morreu em 26 de Novembro de 975 e foi sepultado em Constance. A canonização ocorreu em 1123. 
Suas relíquias agora são mantidas em um santuário na Catedral de Constance na Alemanha, e na Igreja São Conrado no Rio de Janeiro.
Oração de São Conrado de Constance
Ó Deus, luz dos que crêem e pastor de nossas almas, que colocastes São Conrado de Constance, à frente da vossa Igreja , para formar os fiéis pela palavra e pelo exemplo, concedei-nos, por sua intercessão, guardar a fé que ensinou pela palavra e seguir o caminho que mostrou com sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
--