segunda-feira, julho 06, 2020

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013










O ensinamento de Jesus, que nossas palavras refletem o coração pessoal, vale também para as atitudes. Todos vemos a mesma situação, mas o filtro do olhar encontra-se no coração. Um coração raivoso, considerará a crise com raiva e transformará sua vida em reclamações, possivelmente, contaminando outras pessoas. Um coração resignado, aceitará a crise e, talvez dirá que é vontade de Deus; fica na sua resignação e não toma atitude. O Coração manso e humilde de Jesus vê a crise com os olhos de Deus e toma atitude: louva o Pai e se aproxima do povo para partilhar o cansaço e a fadiga na travessia da crise. Toma atitude de assumir o sofrimento do irmão e da irmã oferecendo a ele o seu jugo e seu fardo. Atitude de quem se faz próximo por ter o coração repleto de amor. No dizer do salmista:
“te cerca de carinho e compaixão”. Na travessia da crise serve o carinho, a compaixão, a proximidade... jugos suaves. O contrário disso — raiva, reclamações, agressões — são pesos que tornam a crise ainda mais pesada.
As virtudes da mansidão e da humildade são apresentadas por Jesus em forma de revelação a quem se encontra na condição evangélica de "pequeno" . Não é uma aquisição intelectual, é uma revelação, fruto da intimidade com Deus. É a intimidade com o Pai, portanto, que Jesus oferece aos discípulos e discípulas como um jugo suave e um fardo leve a quem vive cansado e oprimido. O encontro com a paz interior não passa pelo esforço das conquistas mundanas, como o poder, a riqueza, a fama... mas pelo acolhimento do fardo e do jugo do Evangelho. Tem seu peso — é um fardo, é um jugo — mas não produz a fadiga que deprime, ao contrário, produz descanso fortalecedor .

A revelação divina aos pequenos é a manifestação do segredo da paz interior na vida pessoal e na vida da comunidade. Não se encontra a paz interior no esforço do bom êxito em relacionamentos sociais, mas pela mansidão e humildade presentes no amor do Coração divino. É uma realidade que contradiz com o modo de pensar do mundo e por isso só pode ser percebida pela revelação divina , cuja condição, repetindo e insistindo, consiste em ser “pequeno” e acolher o jugo e o fardo do Evangelho .