sábado, abril 12, 2014

COLETA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE E COLETA EM FAVOR DOS LUGARES SANTOS


Neste domingo, em que celebramos o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, tendo vivido o denso tempo da Quaresma, que é sempre um convite à conversão pessoal e comunitária, pomos o nosso olhar e coração em Jesus Cristo. 

E, assim, visamos a transformação das estruturas sociais à luz da mensagem do Evangelho, geradora de justiça, amor e paz. Neste ano, a Campanha da Fraternidade (CF) nos apresentou a temática da vida em plenitude, tendo como tema “Fraternidade e tráfico humano” e como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)” para que a partir desta temática olhemos o sofrimento de tantos irmãos e irmãs.

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE A CADA ANO TEM SEU PONTO FORTE NO DOMINGO DE RAMOS COM A REALIZAÇÃO DO GESTO CONCRETO DE PARTILHA E DE SOLIDARIEDADE: A COLETA, REALIZADA NAS MISSAS DESTE DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR.

 Todos nas comunidades eclesiais são convidados a participar deste gesto de solidariedade que será revertido em favor das ações concretas em defesa da vida.

Este ano, os recursos do Fundo de Solidariedade Arquidiocesano serão destinados a ajudar na formação, capacitação de pessoas que possam acompanhar nas comunidades os grupos que estão atentos aos problemas denunciados na temática da Campanha da Fraternidade com vistas a prevenção e denúncia de tudo que desfaz a beleza do ser humano criado a imagem e semelhança de Deus.


Promovida pela Congregação para as Igrejas Orientais, a chamada “Coleta para os Lugares Santos” tem contribuído para que se mantenham as obras de evangelização na Terra Santa.

A GENEROSIDADE DOS CRISTÃOS TEM AUXILIADO A MANTER AS COMUNIDADES E DEMAIS AÇÕES EVANGELIZADORAS REALIZADAS NO LUGAR ONDE NOSSO SENHOR NASCEU E VIVEU.

 Isto consente manter os Lugares Santos, e as comunidades que lá se encontram. Juntamente com os institutos religiosos masculinos e femininos, elas oferecem os primeiros socorros nas catastróficas consequências causadas pela guerra e em quaisquer outras emergências.

COMISSARIADO DA TERRA SANTA
O Comissariado da Terra Santa é responsável pela ‘Custódia da Terra Santa’, uma instituição que existe há mais de 800 anos.

Os religiosos da Ordem dos Frades Menores pertencem a “Custódia da Terra Santa” e são os principais responsáveis em cuidar e manter os Lugares Santos e as obras que a Igreja realiza nesses locais.

Esse mandato foi ordenado pelo Santo Padre Martinho V em 1421.

Entre as obras que o Comissariado da Terra Santa mantém, estão a manutenção de 278 missionários; 54 Santuários; 24 Paróquias; 14 Escolas; 4 Casas para enfermos e órfãos; 4 Casas para acolher peregrinos a preços modestos; 3 Institutos acadêmicos; 2 Editoras (gráficas) para imprimir e divulgar as coisas da Terra Santa; 1500 empregos a cristãos; 500 moradias para que essas famílias não abandonem os Lugares Santos; 371 Bolsas de estudos anuais a estudantes universitários. (EPC)

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!
CELEBRE CONOSCO ESTA SEMANA SANTA!



---