quarta-feira, abril 16, 2014

O MISTÉRIO DA CRUZ



 A Paixão, Morte, sepultura e Ressurreição de Jesus Cristo, o seu mistério pascal, esclarecedor dos nossos dramas e enigmas. 

Nesta semana, “manteremos o olhar fixo sobre Jesus Cristo: nele encontra plena realização toda a ânsia e anelo do coração humano. A alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento, a força do perdão diante da ofensa recebida e a vitória da vida sobre o vazio da morte...

 Nele, morto e ressuscitado para a nossa salvação, encontram plena luz os exemplos de fé que marcaram esses dois mil anos da nossa história da salvação” (Bento XVI - Porta Fidei). 
“Na sua morte de cruz, cumpre-se aquele virar-se de Deus contra Si próprio, com o qual Ele Se entrega para levantar o homem e salvá-lo — o amor na sua forma mais radical. No mistério pascal, realizou-se verdadeiramente a nossa libertação do mal e da morte” (Bento XVI, Sacramentum Charitatis). 

"DO PARADOXO DA CRUZ SURGE A RESPOSTA ÀS NOSSAS INTERROGAÇÕES MAIS INQUIETANTES. CRISTO SOFRE POR NÓS: ELE ASSUME SOBRE SI OS SOFRIMENTOS DE TODOS E REDIME-OS".

Cristo sofre conosco, dando-nos a possibilidade de partilhar com Ele os nossos sofrimentos. Juntamente com o de Cristo, o sofrimento humano torna-se meio de salvação.

Eis por que o crente pode dizer com São Paulo: ‘Agora alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja’ (Cl 1, 24). 
O SOFRIMENTO, ACEITE COM FÉ, TORNA-SE A PORTA PARA ENTRAR NO MISTÉRIO DO SOFRIMENTO REDENTOR DO SENHOR.

 Um sofrimento que já não priva da paz e da felicidade, porque é iluminado pelo esplendor da ressurreição” (Mensagem Dia mundial do doente 11-2-2004 B. João Paulo II). 

“Ouvimos a Paixão do Senhor. Será bom nos por apenas uma pergunta: Quem sou eu? Quem sou eu, face ao meu Senhor? Sou como Judas, que finge de amar e beija o Mestre para entrega-lo, para traí-lo? Sou eu um traidor? Sou eu como Pilatos? 

QUANDO VEJO QUE A SITUAÇÃO É DIFÍCIL, LAVO AS MÃOS E NÃO ASSUMO A MINHA  
RESPONSABILIDADE, CONDENANDO OU DEIXANDO CONDENAR AS PESSOAS?
SOU EU COMO AQUELA MULTIDÃO QUE NÃO SABIA BEM SE ESTAVA NUMA REUNIÃO RELIGIOSA, NUM JULGAMENTO OU NUM CIRCO, E ESCOLHE BARRABÁS? PARA ELA TANTO VALIA: ERA MAIS DIVERTIDO, PARA HUMILHAR JESUS. 

Sou eu como os soldados, que batem no Senhor, cospem-lhe em cima, insultam-no, divertem-se com a humilhação do Senhor? Sou eu como Simão de Cirene que voltava do trabalho, cansado, mas teve a boa vontade de ajudar o Senhor a levar a cruz?

Sou eu como aqueles que passavam diante da Cruz e escarneciam de Jesus: ‘Era tão corajoso! Desça da cruz e nós acreditaremos nele!’. 
Sou eu como aquelas mulheres corajosas e como a Mãe de Jesus, que estavam lá e sofriam em silêncio? Onde está o meu coração? Com qual destas pessoas me pareço? 

Que esta pergunta nos acompanhe durante toda a semana”(Papa Francisco, Domingo de Homilia do Domingo de Ramos).


Dom Fernando Arêas Rifan - Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney


 ----



---