domingo, abril 19, 2015

CONCÍLIO VATICANO II E 300 ANOS DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA - 53ª AG CNBB


 Dom Dimas Lara Barbosa,  relembrou o início do processo de beatificação de dom Hélder Câmara, um dos idealizadores da Conferência. "Recordo a vocês que no dia 3 de maio, terá início o processo diocesano pela beatificação de dom Hélder, após parecer positivo da Santa Sé. Para nós da Igreja no Brasil será um momento muito significativo, já que dom Hélder foi um dos idealizadores da criação da CNBB"
50 ANOS DO ENCERRAMENTO DO CONCÍLIO VATICANO II
O cardeal Odilo Scherer falou à imprensa sobre a sessão de homenagem ao cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II. “Estamos assim concluindo quatro anos de comemorações que a CNBB empreendeu, encerrando o período de comemorações com as reflexões sobre a reunião conciliar. Mas não significa que encerramos o interesse, muito pelo contrário, estamos longe de exaurir todos os frutos que o Concílio pode nos dar”, explicou.

Segundo dom Odilo, muitos anos são necessários para que se alcance a serenidade necessária ao bom entendimento e assimilação de um Concílio Ecumênico. “Esperamos que as comemorações ajudem a dar um passo a mais na assimilação do Concílio nos dias atuais. A homenagem de hoje nos convida a refletir três enfoques: a celebração do momento histórico; os frutos produzidos por ele; e o que ele continua a interpelar a Igreja”.

“A PERCEPÇÃO QUE SE TEM É QUE O CONCÍLIO VATICANO II AINDA TEM MUITO PARA DAR. OS ÚLTIMOS PAPAS, COMO JOÃO PAULO II, BENTO XVI E FRANCISCO ESTÃO NA LINHA DE BUSCAR COLOCAR EM PRÁTICA, DE TRAZER AS QUESTÕES DO CONCÍLIO PARA NOVAS INTERPRETAÇÕES, DE ACORDO COM A REALIDADE ATUAL”. Dom Odilo Scherer
300 ANOS DO ENCONTRO DA IMAGEM DE APARECIDA
“Grandes celebrações, grandes momentos para a Igreja no Brasil”, afirmou dom Darci Nicioli ao citar os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II e as celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O bispo auxiliar de Aparecida lembrou que as comemorações já estão sendo programadas desde 2012, com temas diferentes do rosário a cada ano.

 “Em 2015 são ‘os mistérios da luz’; em 2016 vamos celebrar com ‘os rostos de Maria no Brasil’, as mais diversas devoções à Nossa Senhora; e em 2017, ano da celebração do jubileu, celebraremos ‘Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil’”, contou.

Dom Darci também afirmou que o Brasil está unido a Portugal nas celebrações, pois o país europeu também comemora em 2017 o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima às pastorinhas.
ANO DA VIDA CONSAGRADA

“A HISTÓRIA DA IGREJA NO BRASIL AINDA HAVERÁ DE SER ESCRITA COM O OLHAR DA VIDA CONSAGRADA”. Dom Jaime Spengler

Missa dedicada ao Ano da Vida Consagrada, foi celebrada neste sábado. Após recordar as diversas expressões de consagração, dom Jaime, é também referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Vida Consagrada.

“os consagrados têm deixado marcas profundas no processo evangelizador nas terras de Santa Cruz por meio da fidelidade, ousadia, profecia e esperança”.

Dom Jaime disse também que, os consagrados são peritos em comunhão e estão sempre em saída, em direção às periferias existenciais.

Lembrou que, neste ano dedicado à Vida Consagrada, o papa Francisco provoca os consagrados “a despertar o mundo, com o testemunho de comunhão, com atitudes e gestos, autênticas expressões de alegria, pela simplicidade no viver e conviver, com verdadeira disposição de tocar o mundo, às vezes chagado, com ternura e alegria”. 
Para o arcebispo, os consagrados devem “testemunhar a alegria de quem se sente feliz por ter sido encontrado pelo Senhor”, bem como interrogarem-se sobre o que “Deus e a humanidade pedem”.

Convocado pelo papa Francisco, o Ano da Vida Consagrada iniciou em 30 de novembro de 2014 e prosseguirá até 2 de fevereiro de 2016.

--

--



--