quarta-feira, abril 29, 2015

NEPAL: A IGREJA REZA E AJUDA AS VÍTIMAS DO TERREMOTO


O tremor de magnitude 7,8 destruiu edifícios na capital, Katmandu, e afetou gravemente as áreas rurais. O número de mortos já passou de 6.204 mil, com outros 14 mil feridos. Foi o pior evento do tipo em 81 anos no país.

"De acordo com as estimativas iniciais e com base no último mapeamento de intensidade do terremoto, 8 milhões de pessoas em 39 distritos foram afetadas, das quais mais de 2 milhões estão em 11 distritos gravemente afetados", detalhou o último relatório do coordenador local das Nações Unidas.
 Uma missa de sufrágio pelas vítimas do terremoto foi celebrada na manhã desta terça-feira, 27, pelo vigário apostólico do Nepal, dom Paul Simick. O bispo rezou pelas vítimas e convidou os fiéis nepaleses a um “esforço de conforto e solidariedade para demonstrar a misericórdia amorosa do Pai”.
 A pequena Igreja nepalesa “conta também com a ajuda internacional, dada a tragédia que assolou o país”, disse à Agência Fides o padre Pius Perumana, diretor da Caritas do Nepal, falando sobre o compromisso da organização após o violento terremoto de magnitude 7,9 que devastou Katmandu no sábado, 25 de abril que afetou mais de 8 milhões de pessoas, com mais de 6 mil mortos e 14 mil feridos
“Visitamos os locais afetados. Neste momento, a Caritas, que já lançou um apelo internacional, entrou em campo com as primeiras ajudas aos sobreviventes, com cortinas, alimentos e água. O nosso trabalho é também incentivar as pessoas”, observa o sacerdote acrescentando: “Eu gostaria de observar que o terremoto ocorreu durante o dia e num feriado, e muitas pessoas estavam fora: isso evitou um número ainda maior de vítimas”. No entanto, de acordo com o Unicef, já são mais de 900 mil as crianças nepalesas que precisam urgentemente de assistência humanitária.
 Muitos templos hinduístas e mosteiros budistas foram danificados. Em Katmandu, uma igreja protestante caiu e 70 fiéis estavam dentro. Igrejas, escolas e estruturas católicas sofreram graves danos.

 A consultoria internacional IHS estimou que o custo de reconstrução após o terremoto pode chegar a US$ 5 bilhões - o equivalente a 20% do Produto Interno Bruto nepalês.
Os analistas da firma observaram o atraso, em termos de desenvolvimento, para um país cuja economia começava a se recuperar após uma década de conflito civil, que terminou em 2006
 "O terremoto teve um efeito devastador na economia do Nepal, que é uma nação pobre e com capacidade extremamente limitada de financiar com recursos próprios os esforços de recuperação", disse à agência AFP o economista-chefe da IHS, Rajiv Biswas.
"São necessários esforços internacionais de resgate em massa urgentemente, assim como assistência técnica e financeira internacional em larga escala para a reconstrução da economia no longo prazo."
Diversos países enviaram ajuda, incluindo Índia, China, Estados Unidos e Reino Unido.
 Pelo menos quatro dos sete Patrimônios Mundiais da Unesco no vale do Katmandu – sendo três deles praças antigas da região – sofreram grandes danos.


Ajuda do Brasil
A Caritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão se articulando para o lançamento da campanha de arrecadação de recursos financeiros para as vítimas do terremoto.
Neste momento, 33 agentes de várias Caritas do mundo estão no Nepal e há um recurso de, aproximadamente, 2,5 milhões de euros para atender às necessidades imediatas dos sobreviventes.

A Caritas Nepal determinará sobre a necessidade de mais recursos humanos e será estabelecido mecanismo de apoio.
“Mais 66 tremores secundários menores aconteceram ainda no sábado (25), seguidos por outro grande terremoto no domingo (26), fenômeno raro em um período tão curto. O dano será devastador com este recente terremoto”, relatou Prakash Khadha, da Caritas Nepal.

Foram muitos danos, incluindo vidas humanas e bens materiais. As pessoas estão em pânico e todo mundo está na rua, as pessoas permanecem fora de suas casas.
Há, ainda, a preocupação com as chuvas e a falta de eletricidade em outras partes do país, o que dificulta a chegada de suprimentos médicos e provoca a falta de comunicação. 
Terremoto provocou avalanche no monte Everest 
O forte terremoto desencadeou uma avalanche no Monte Everest. Segundo uma autoridade do Ministério do Turismo local, são ao menos 17 mortos e 61 feridos. "O número de vítimas pode subir e incluir estrangeiros", disse à agência Reuters.
SAIBA COMO AJUDAR AS VÍTIMAS DO TERREMOTO NO NEPAL

Unicef
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está com uma campanha de doação para apoiar suas equipes que já estão no Nepal trabalhando com foco especial nas crianças.
Saiba mais sobre como doar clicando aqui.

Médicos Sem Fronteiras
A organização humanitária informou que está enviando oito equipes com médicos e outros profissionais para o Nepal para prestar assistência aos afetados pelo tremor. Saiba mais sobre o trabalho da ONG no Nepal como doar.

Save the Children
Organização trabalha no Nepal desde 1976 e montou uma resposta de campo com envio de ajuda a famílias. Segundo eles, 10% de cada contribuição vai para um fundo para emergência futuras. A ONG montou uma página especial para doação, em inglês.

Cruz Vermelha
A organização está atuando na ajuda às vítimas e montou um site para quem colocar nepaleses em contato. Mais informações sobre a resposta e doações aqui.
Action Aid
A organização, que atua há mais de 30 anos no Nepal, enviou uma equipe de voluntários e lançou uma campanha em outros dez países, além do Brasil. Informações sobre os tipos de ajuda e como fazer doações podem ser acessadas aqui.

Mais informações:
- Caritas Brasileira: SGAN Quadra 601 Módulo F / Asa Norte - CEP: 70830-010 (Brasília-DF). +55 (61) 3521-0350

- Caritas Nepal: contato com Lilian Chan: LilianC@caritas.org.au ou telefone +61 410 009 200.
A Santa Sé envia 100 mil dólares para o Nepal
A Santa Sé decidiu enviar uma ajuda concreta para os desalojados do Nepal atingidos pelo terremoto que assolou aquele país no passado sábado dia 25 de abril. Este terrível sismo de magnitude 7,9  na escala de Richter atingiu 8 milhões de pessoas. A ajuda da Santa Sé vai chegar ao país dos Himalaias através do Conselho Pontifício Cor Unum diretamente à Igreja local: serão 100 mil dólares para o socorro aos atingidos.
“A doação é uma primeira e imediata expressão concreta dos sentimentos espirituais de proximidade e encorajamento paterno do Papa às pessoas e aos territórios atingidos” O Papa reza e pede solidariedade para com os nepaleses

“Rezo pelas vítimas, para os feridos e para todos aqueles que sofrem por causa desta calamidade. Que tenham o apoio da solidariedade fraterna e rezemos a Nossa Senhora para que lhes esteja próximos”.

CARITAS INTERNATIONALIS
CARITAS NEPAL
CARITAS AUSTRÁLIA
CARITAS ÍNDIA
AGÊNCIA FIDES 
CNBB
CATHOLIC RELIEF SERVICES 
ONU - BBC - AIS - FUNDAÇÃO PONTIFICIA AJUDA A IGREJA QUE SOFRE - UNICEF 
--

--