quarta-feira, abril 15, 2015

VOCAÇÃO: SACERDOTE


Após oito anos de formação no seminário São José,  Edvaldo (Paróquia Imaculada Conceição) - Recreio dos Bandeirantes, Vicariato Jacarepaguá, Jorge (Paróquia Jesus Salvador do Mundo) - Paciência, Vicariato Santa Cruz, e Thiago (Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima) - Copacabana, Vicariato Sul – foram ordenados sacerdotes pela imposição das mãos do cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, na manhã do dia 11 de abril, na Catedral Metropolitana. 
A Ordem (do latim Ordo, dinis:  boa disposição das coisas) é um dos sete sacramentos do catolicismo que confere o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e de o desempenhar santamente.
“Os presbíteros que no exercício da sua missão nunca estão sós, mas apoiados na força omnipotente de Deus: e assim, com fé em Cristo que os chamou a participar do Seu sacerdócio, dêem-se com toda a confiança ao seu ministério, sabendo que Deus é poderoso para aumentar neles a caridade. 
Lembrem-se ainda que têm os seus irmãos no sacerdócio, e até os fiéis de todo o mundo, associados a si. Na verdade, todos os presbíteros cooperam na execução do plano salvador de Deus, isto é, no mistério de Cristo ou «sacramento» escondido desde os séculos em Deus, que se vai realizando gradualmente, pela colaboração dos diversos ministérios para a edificação do corpo de Cristo, até que se complete a medida da sua idade. 
Todas estas coisas, estando escondidas com Cristo em Deus, é sobretudo pela fé que podem ser compreendidas. 
É necessário o exemplo de Abraão, pai dos crentes, que pela fé «obedeceu em sair para o lugar que havia de receber em herança, e saiu, não sabendo para onde» (Heb. 11,8). 
Com efeito, o dispenseiro dos mistérios de Deus deve assemelhar-se ao homem que semeia no campo, de quem o Senhor disse: «E durma, e levante-se de dia e de noite, e a semente germina e cresce, sem que ele o saiba» (Mc. 4,27). 
Para mais, o Senhor Jesus que disse: «Confiai, Eu venci o mundo» (Jo. 16,33), não prometeu à Sua Igreja, com estas palavras, a vitória perfeita, já na terra. 
Todavia, o sagrado Concílio alegra-se porque a terra semeada pelo Evangelho frutifica em muitas partes pela ação do Espírito do Senhor, que enche todo o mundo e excita no coração de muitos sacerdotes e fiéis o espírito verdadeiramente missionário. 
Por tudo isto, o sagrado Concílio agradece afetuosamente a todos os presbíteros do mundo. «E Aquele que é poderoso para conceder mais abundantemente do que pedimos ou entendemos, segundo a força que opera em nós, a Ele se dê a glória na Igreja e em Cristo Jesus»” (Ef. 3, 20-21).

Decreto - Presbyterorum Ordinis
O Ministério e a Vida dos Sacerdotes
Vaticano, 7 de Dezembro de 1965.
PAPA PAULO VI

ArqRio.org / WebTV Redentor

--