terça-feira, abril 07, 2015

DOMINGO DA PÁSCOA 2015


Se fôssemos resumir em uma palavra a festa da Páscoa, com certeza a palavra seria alegria. Alegria imensa, que explode e contagia. Em todas as passagens da Escritura que falam da ressurreição de Jesus, duas ações acontecem: encher-se de alegria e sair para comunicar aos outros.
Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, façamos festa no Senhor! O domingo de Páscoa é o dia mais alegre do ano, porque o Senhor da vida triunfa sobre a morte, sobre o pecado, sobre o mundo. E é tão intensa essa alegria, que perdura até a festa de Pentecostes. No tempo pascal, com efeito, a cada dia das sete semanas se vive a mesma alegria do domingo da ressurreição.
HOMILIA DE PADRE MARCOS 
A Ressurreição de Jesus é a grande notícia e a grande mensagem da Igreja. Não existe nada mais importante para a Igreja que anunciar o Evangelho da Ressurreição. “Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé” 
(1Cor 15,14). 
Vazia seria a pregação da Igreja e sem sentido seria a vida cristã. A Ressurreição de Jesus é que faz a diferença de tudo, que movimenta a Igreja em todos os sentidos, que anima e dá vida à Igreja. Sem o sopro da Ressurreição a Igreja não vive.
Sim, a Ressurreição de Jesus é a razão de ser da Igreja e de todas as suas atividades. É pela Ressurreição de Jesus, que a Igreja se faz presente no mundo inteiro para pregar e testemunhar o Evangelho. 
É por causa da Ressurreição de Jesus, que missionários deixam suas terras e suas famílias para testemunhar o Evangelho nos confins da terra. Sim, porque o projeto divino se realiza totalmente na Ressurreição de Jesus e isso precisa ser anunciado e, além disso, concretizado na vida de todos os homens e mulheres.
É por causa da Ressurreição de Jesus, que a Igreja se dedica a pastorais, que promove encontros, que congrega multidões, porque a Ressurreição de Jesus promove uma nova vida, um novo tempo e um novo modo de se relacionar na sociedade através da fraternidade. 
É por causa da Ressurreição de Jesus, que a Igreja se dedica à catequese e propõe caminhos novos para o povo, sem deixar de convidar todos a se tornarem discípulos e discípulas de Jesus.
 Quanto mais a Ressurreição de Jesus tocar a realidade da vida humana, tanto mais o mundo será iluminado pela luz nova do Ressuscitado e, com certeza, será um mundo diferente e melhor.
 É por causa da Ressurreição de Jesus que a Igreja acredita no homem e na mulher e, insistentemente, propõe um novo modo de viver, fundamentado na fraternidade, na simplicidade e na partilha solidária dos bens. 
É por causa da Ressurreição de Jesus que a Igreja busca as periferias, para que a vida seja plena para todos, especialmente aqueles com mais dificuldades para dela participar. 
 É por causa da Ressurreição de Jesus, que a Igreja defende a vida do homem e da mulher em todos os momentos, pois a vida é o único espaço, no qual o homem e a mulher podem conviver com Deus. 
Para que isso aconteça, continuamente e em todas as partes da terra, a Igreja não cessa de proclamar, cantar celebrar e testemunhar que o Senhor ressuscitou.
 Aleluia! Feliz Páscoa!

PARÓQUIA SÃO CONRADO
Pároco: Padre Marcos Belizário Fereira
Fotos: Paula Brasil
--