domingo, junho 14, 2015

"O AMOR DE DEUS" - XI DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B



Estejamos atentos, porque o Senhor nos fala do Reino de Deus, Reino que começa aqui, experimentado quando nos abrimos para o anúncio de Jesus; Reino que será pleno na glória, quando cada um de nós e toda a humanidade, com a sua história, entrar, um dia, na plenitude do coração da Trindade santa.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5,6-10
Irmãos: Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor;  pois caminhamos na fé e não na visão clara. Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 

Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada.  Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa - prêmio ou castigo - do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.
Homilia de Padre Marcos Belizário no 11º Domingo do Tempo Comum – Ano B
Queridos irmãos, a Palavra de Deus hoje nos mostra que o AMOR de Deus nos é revelado de Domingo à Domingo, e as leituras  do 11º Domingo do Tempo Comum particularmente reavivam nossa esperança.

No Evangelho Jesus disse lindamente: "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece." (Mc 4, 26 s). Não sabemos "como acontece", a esperança é assim: silenciosa, como grão na terra vai sendo nutrido pelas "forças" da natureza, assim ela vai sendo nutrida pela ação do Espírito Santo que nutre a alma. A esperança brota no AMOR e como AMOR, assim o fruto brota da sua semente.

A Palavra de Deus é como uma semente fecundada em nós, nos faz crescer e vencer, e perceber que estamos à caminho, em busca de Deus e do seu Reino. A Palavra é a esperança e como tal é para todos e sobre todos nós.  Jesus nunca disse que o caminho, o discipulado seria fácil, mas a Palavra Dele nos dá resposta e consolo. Fortalece. Restabelece.

A Palavra de Deus fala de nós, do nosso dia a dia, ora  se fala de nós, ela é para que possamos acolhe-la, ou mesmo nos protegermos "sob" suas grandes folhas. O Reino é para todos, o Filho de Deus, que é Jesus é para todos e se dá a todos, para que todos como "pássaros" reconheçam o Amor e amem o Amor.
Padre Marcos
14 de junho de 2015
ORAÇÃO DO DIZIMISTA
“Recebei, Senhor, a minha oferta. / Não é uma esmola, porque não sois mendigo! / Não é um auxílio, porque não precisais dele! / Também não é o que me sobra, que vos ofereço. / Esta oferta representa minha gratidão! / Pois o que tenho eu o recebi de vós. / Amém!”.

 ORAÇÃO DO ANO DA ESPERANÇA Senhor Jesus, / ao olharmos nosso mundo, ficamos assustados(as). / São muitas as dores! / São muitos os sofrimentos! / Há pessoas que deixaram de acreditar em si mesmas, na vida e em Vós. / Há pessoas que se tornaram prisioneiras do consumo, das soluções fáceis e imediatas, nem percebendo que geralmente são falsas. / Elas já não conseguem perceber a beleza da fraternidade, a alegria da caridade, o sabor da partilha, o perfume do convívio e a grandeza de crer. / Ajudai-nos, Jesus, a testemunhar a esperança! / Inundai-nos com a vossa esperança / para a transmitirmos a todos os irmãos e irmãs, / em especial, os que estão sofrendo. / Jesus, Senhor da Esperança, fazei-nos servos e testemunhas da esperança. / Amém.

--