quarta-feira, junho 24, 2015

VISITA PASTORAL DO PAPA FRANCISCO A TURIM


“O amor de Deus é estável e seguro. O Senhor vai ao encontro do homem e lhe oferece a rocha do seu amor, à qual cada um pode ancorar”, afirmou o Papa Francisco

Após encontrar-se com os trabalhadores e rezar diante do Santo Sudário, o Papa Francisco celebrou a Missa neste domingo, 21, na presença de cerca de 50 mil fiéis e numerosos bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, sobretudo salesianos Em sua homilia, o Papa partiu da liturgia do dia, cujas leituras mostram como é grande o amor de Deus: “é um amor fiel, um amor que recria tudo, um amor estável e seguro”.
“Jesus nos ama sempre, até o fim, sem limites e sem medida. Ele ama a todos. A fidelidade de Jesus não se rende, nem mesmo diante da nossa infidelidade. Jesus permanece fiel, mesmo quando erramos e nos espera para nos perdoar: Ele é o rosto do Pai misericordioso. Eis o amor fiel!”, disse o Papa.

Em seguida, o Santo Padre ressaltou  que reconhecer as próprias limitações, as próprias fraquezas, é a porta para perdão de Jesus, ao seu amor, que renova em profundidade e recria.
“A salvação pode entrar no coração se nos abrirmos à verdade e reconhecermos os nossos erros, os nossos pecados; desta forma, fazemos uma bela experiência daquele que veio, não para os sãos, mas para os enfermos; não para os justos, mas para os pecadores; experimentamos a sua paciência, a sua ternura, o seu desejo de salvar a todos”, disse.
Na visita a Turim, o Papa Francisco “voltou para casa” e pôde encontrar alguns de seus familiares, cerca de 30 pessoas. Ele teve um almoço privado com seis primos e outros membros da família.
Francisco, embora argentino, é filho de imigrantes italianos. Segundo uma nota do Vaticano, a visita à cidade italiana foi para o Papa um regresso à casa, a um lugar onde ele sempre ia quanto viajava de Buenos Aires para a Itália.
Antes do almoço, o Papa celebrou a Santa Missa, também de forma privada, na sede da arquidiocese de Turim. Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o Papa ficou feliz e satisfeito pelo acolhimento recebido nesta viagem, iniciada no domingo, 21, e que levou centenas de milhares de pessoas às ruas de Turim, um número muito acima das suas expectativas.
A mesma nota informa ainda que o Papa também visitou a igreja de Santa Teresa, onde se casaram os seus avós paternos, Giovanni Bergoglio e Rosa Vassallo, em 1907, e onde foi batizado o seu pai Mario, no ano seguinte.
“A poucos meses do Sínodo o Papa quis cumprir este gesto para ‘sublinhar o valor da família’”, informa a nota do Vaticano.
Francisco rezou de forma particular pelas famílias e pelo bom resultado do Sínodo e beijou a pia batismal onde o seu pai foi batizado.
O Pontífice ingressou na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, onde foi recebido por centenas de religiosos salesianos e religiosas Filhas de Maria Auxiliadora.
 Num instante de silêncio, rezou diante do túmulo de Dom Bosco, fundador da Família Salesiana. Ali, depôs flores brancas. Depois, rezou em frente ao quadro de Nossa Senhora Auxiliadora, idealizado pelo próprio fundador dos salesianos.
Os Santos e as Santas de Turim ensinam-nos que cada renovação, mesmo aquela da Igreja, passa através da nossa conversão pessoal, através daquela abertura do coração que acolhe e reconhece as surpresas de Deus, impulsionado pelo amor maior (cf. 2 Cor 5 , 14), que nos faz amigos também das pessoas, em sofrimento e marginalizadas.
Queridos jovens, juntamente com estes irmãos e irmãs maiores que são os santos, na família da Igreja, temos uma Mãe, não nos esqueçamos! Desejo que confieis plenamente nesta terna Mãe que indicou a presença do '' amor maior "precisamente no meio dos jovens, nesta festa de núpcias. A Nossa Senhora "é a amiga sempre atenta, para que não venha a faltar o vinho na nossa vida" (ibid., N. Evangelii Gaudium, 286). Rezemos para que não nos deixe faltar o vinho da alegria!

Obrigado a todos! Deus abençoe todos vós. E, por favor, rezai por mim.

---