quinta-feira, setembro 10, 2015

10 DE SETEMBRO - SÃO NICOLAU DE TOLENTINO – AGOSTINIANO

São Nicolau de Tolentino nasceu em Sant'Angelo in Pontano (Macerata, Itália), em 1245, de uma família modesta. Professou seus votos na Ordem Agostiniana muito jovem.

Sua figura é a de um religioso sacerdote simples, cheio de caridade para com seus irmãos e para com o povo de Deus, e fiel cumpridor das exigências da profissão religiosa.

Visitava e socorria com grande dedicação os doentes e pobres, e não se envergonhava de pedir esmola para o sustento da comunidade.

Pregador de notável eficácia, sua direção espiritual era muito procurada. Passou quase totalmente os 30 anos de sua vida sacerdotal em Tolentino, onde morreu no dia 10 de setembro de 1305.

Foi grande seu espírito de oração e penitência, assim como sua devoção às almas do purgatório. Foi muito celebrado por seus milagres. Foi canonizado pelo Papa Eugênio IV, em 1446. Suas relíquias conservam-se no seu santuário de Tolentino.
 Em sua terna devoção à Mãe de Deus têm origem os "pãezinhos de São Nicolau", abençoados no dia de sua festa.


A iconografia do santo expressa em formas muito variadas muitas destas características. Sua figura esbelta e enxuta, o rosto sorridente e compassivo, o olhar sereno e doce tal como o representam diversas pinturas feitas logo após sua morte, nos revelam sua personalidade levando-nos a senti-lo como a um irmão que estimula, anima e ajuda a segui-lo no caminho por ele percorrido.

A família agostiniana vê em São Nicolau um modelo de sua espiritualidade plenamente alcançada.

São Nicolau cumpriu, efetivamente, a intenção que a Santa Sé havia proposto ao tomar a decisão de reunir os vários grupos eremitas em uma única Ordem:

"oferecer uma síntese entre contemplação e apostolado, entre a busca de Deus e o compromisso com os problemas humanos, o de conseguir que a vida religiosa se convertesse em fermento de vida cristã para o povo de Deus".

Eis aqui palavras do escritor Jordão da Saxônia:
"Para os tristes era alegria, consolo para os aflitos, paz para os que se encontravam divididos, repouso para os cansados, ajuda para os pobres, remédio singular para os prisioneiros e enfermos.

Sentia tanta compaixão pelos pecadores, que rezava, jejuava, celebrava missas e chorava diante de Deus pelos muitos que se confessavam com ele para que fossem libertados das trevas dos pecados".

Sua morte foi uma apoteose. Vinte anos depois, em 1325, iniciou-se o processo de canonização. As atas, com o depoimento de 371 testemunhas, foram apresentadas ao papa em 1326, porém a solene canonização teve lugar somente no ano de 1446.

Seus restos repousam no santuário de Tolentino.
Ele teve visões de anjos recitando “para Tolentino”.
Ele interpretou  como sendo um sinal para se mudar para a cidade  de Tolentino e o fez em 1274,  onde ele viveu o resto de sua vida.
Trabalhou como um pacificador numa cidade envolvida pela guerra civil.

Pregava todos os  dias e fazia milagres e curava doentes, sempre que precisava demonstrar o poder de Deus.

Recebeu visões inclusive imagens do Purgatório e fazia jejuns de longa duração pelas as  almas do Purgatório.

Uma vez muito doente ele teve uma visão da Virgem  Maria, Santo Agostinho e Santa Mônica.

Oração
Nós vos pedimos Deus todo-poderoso, concedais à Igreja, alegre com a glória das virtudes e milagres de São Nicolau de Tolentino, viver, por sua intercessão, na paz e na unidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


--