quarta-feira, setembro 30, 2015

A LISIEUX DE SANTA TERESINHA


Teresa Martin nasceu na cidade francesa de Alençon no ano de 1873. Aos quinze anos de idade, entrou para o Carmelo de Lisieux, onde faleceu de tuberculose em 30 de Setembro de 1897. Graças aos seus escritos, publicados depois da sua morte e traduzidos em mais de 60 línguas, ela foi rapidamente conhecida e venerada no mundo inteiro.
Em “História de uma alma”, Teresa expõe o seu “pequeno caminho” de santidade que deve ser vivido não através de grandes sacrifícios, mas por pequenos atos de amor na vida quotidiana.
Em 1925, Teresa foi canonizada e dois anos mais tarde, proclamada Padroeira das Missões. 
A França abriga diversos destinos importantes de turismo religioso. Um deles é Lisieux, cidade na região da Normandia onde viveu e morreu Santa Teresinha do Menino Jesus, a santa francesa mais conhecida e venerada no Brasil.

Visitantes do mundo inteiro vão a Lisieux para conhecer os lugares onde jovem santa passou sua curta vida, como a catedral gótica, o Carmelo, a casa de sua infância e a Basílica da cidade.
Construída em sua homenagem, a Basílica abriga uma capela dedicada ao Brasil,  testemunho da fé do povo brasileiro em Santa Teresinha e também de seu apoio na construção do prédio.
BASÍLICA – A Basílica de Lisieux é uma das maiores igrejas do século XX. A sua construção começou em 1929 e a sua consagração se deu em 1954, quase trinta anos mais tarde. Os seus muros e os da cripta estão cobertos de mosaicos que invocam a mensagem de Santa Teresinha, baseada no amor infinito de Deus.
Sob a sua cúpula encontram-se as relíquias da Santa. Em frente à Basílica, no subsolo, encontra-se o Centro de Acolhimento Pastoral Internacional (CAPI) com um extenso espaço de livraria, exposições e salas de conferências.

CARMELO – O mosteiro carmelita foi fundado em 1838. Foi lá que em 1888, aos quinze anos de idade, a futura Santa Teresinha do Menino Jesus, entrou para a vida religiosa, determinada a seguir uma vida de oração.
 Em 1923 a capela do Carmelo foi ampliada para abrigar os restos mortais da religiosa, transferidos do cemitério. Nela, Santa Teresinha está representada em seu leito de morte, revestida com o hábito carmelita.
 No alto, a estátua da Virgem do Sorriso, tão querida por Teresa. Numa sala no exterior estão expostas diversos objetos da Santa.

CATEDRAL DE SAINT PIERRE – De estilo gótico normando do século XII-XIII, este edifício foi a sede de um bispo até a Revolução Francesa. Santa Teresinha participou de missas e orou frequentemente nesta catedral até sua entrada no Carmelo.
 Junto da entrada, fica a capela onde ela fez a sua primeira comunhão. Ao fundo, uma estátua moderna marca o lugar onde ela participava na missa com a família. O altar-mor foi oferta de seu pai em 1888.

LES BUISSONETS – A casa para onde a família de Santa Teresinha mudou-se em 1877 , depois da morte da sua mãe, é conhecida como Les Buissonets. Bem conservada, ela está repleta de objetos familiares.
 A lareira da cozinha evoca a graça recebida no Natal de 1886. No primeiro andar, o quarto onde a Virgem sorriu para a menina Teresa, curando-a de uma estranha doença. Em outro cômodo, estão expostas roupas e brinquedos de Teresa.

Santa Teresinha viveu até os 24 anos de vida, quando deu sua vida a Deus no Carmelo. Como carmelita ela viveu para se consumir pelas missões, pela oração, pelos sacrifícios; oferecendo sua vida pelos sacerdotes, pelos missionários, por aqueles que se dedicavam a pregar o Evangelho.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.
Morreu de tuberculose, dizendo suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”
Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. 
A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

ORAÇÃO
Deus de infinita bondade, que abris as portas do vosso reino aos pequeninos e humildes, fazei que sigamos confiadamente o caminho espiritual de Santa Teresa do Menino Jesus, para que, por sua intercessão, cheguemos à revelação da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo..

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, ROGAI POR NÓS, ROGAI PELA IGREJA, ROGAI PELAS MISSÕES!

-----