quinta-feira, maio 02, 2019

MAIO É O MÊS DE MARIA - DESCUBRA 4 RAZÕES DA ESCOLHA DESTE MÊS




Para os cristãos, maio é um mês inteiramente dedicado à Maria. Milhões de peregrinos se deslocam até santuários, fazem orações especiais dedicadas a elas e muitas oferendas para a nossa Mãe do Céu. Mas você sabe por que este mês é considerado o mês de Maria? Veja 4 razões abaixo.

O MÊS DE MARIA – POR QUE O MÊS DE MAIO É CONSAGRADO À NOSSA SENHORA
Existem inúmeras razões para a escolha do mês de maio como o mês de Maria, veja as principais abaixo:


1 - O TEMPO DAS FLORES NO HEMISFÉRIO NORTE
Segundo o beato cardial John Henry Newman, o mês de maio é sagrado na natureza, pois é nele que começa a surgir o verde nas matas e nos pastos depois do frio do inverno, é o fim do vento selvagem e a chegada da chuva da primavera. Os dias tornam-se mais agradáveis e longos, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, motivo de alegria e júbilo a todos. Por Maria ser a Rosa Mística da Casa de Deus, nenhuma estação seria mais apropriada a ela do que a primavera. O mês de maio é o prelúdio do verão no hemisfério norte.


2 - O MÊS DA PROMESSA E DA ESPERANÇA
Maria é considerada na tradição católica como a Senhora da promessa e da esperança, à semelhança deste mês, que com seus dias quentes e de alegrias renovadas traz a energia esperançosa e as promessas de um futuro melhor a todos.


3 - MAIO É O MÊS DAS MÃES
Em diversos países do mundo inteiro, o dia das mães é comemorado no mês de maio. O dia exato varia, mas este mês é dedicado à todas as progenitoras, e Maria, como nossa mãe do Céu, também é homenageada durante todo este mês.


4 - O MÊS DA ARTEMISA E DA FLORA
Outra razão foi a continuidade de uma tradição pagã que homenageava na Grécia Antiga a Artemisa, deusa da fecundidade, símbolo de uma religiosidade popular.  Também na Roma Antiga, o mês era dedicado à deusa Flora, a deusa da vegetação, que era quando o povo realizada os jogos florais para louvar essa deusa. A devoção à Maria veio unificar o louvor às deusas femininas.