segunda-feira, junho 17, 2019

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE






Na Solenidade da Santíssima Trindade, vamos colocar uma pergunta essencial para nossa vida de fé: como podemos nos encontrar com Deus? A catequese é conhecida, mas vale a pena ser recordada em três modos, iluminando-nos a Palavra que acabamos de ouvir. O primeiro modo é pela contemplação da criação divina. Podemos nos encontrar com Deus na contemplação das paisagens, na vida dos animais, naquilo que acontece na natureza. Em cada vida da criação, no dizer da 1ª leitura, existe uma marca divina. O salmo responsorial reforçava esta proposta: “contemplando estes céus que plasmastes”. A contemplação, portanto, é um modo de entrar em contato com Deus. Quando silenciamos diante de uma paisagem bonita, por exemplo, podemos perceber que Deus passou por ali. O salmo termina com a vida dos animais, dos peixes e das aves... vê-los significa que a sabedoria divina deixou também naquelas formas de vida a sua marca. E o que dizer da ordem da criação? De tudo que funciona perfeitamente? Nesta ordem nós nos deparamos com a sabedoria divina regendo tudo.

O segundo modo para entrar em contato direto e existencial com Deus encontra-se na pessoa de Jesus Cristo. Este é, sem dúvida alguma, o modo mais fácil de entrar em contato com Deus, principalmente considerando seu amor e sua humanidade. Poderíamos nos perguntar se valorizamos a mediação de Jesus Cristo entre nós e Deus. Jesus é o nosso único mediador. Hoje, são apresentados muitos caminhos para se relacionar a Deus e, estranhamente, até mesmo entre cristãos praticantes, Jesus Cristo é apenas um dos modos entre outros. Muitos cristãos não consideram Jesus como o modo primordial e o único caminho, verdade e vida que nos conduz ao encontro com Deus. Alguns caminhos são, inclusive, incompatíveis com a própria fé cristã, como é o caso do espiritismo e de muitas filosofias orientais. Por isso, tomem cuidado para não cair no relativismo, achando que é tudo a mesma coisa.

Por fim, um terceiro modo de entrar em contato com Deus é considerando o papel do Espírito Santo na vida cristã. Ouvimos no Evangelho que o Espírito santo tem a função de aprofundar o Evangelho em nossas vidas e torná-lo vivencial. Tudo aquilo que precisávamos conhecer da Revelação foi revelado por Jesus. Mas, o aprofundamento e o modo de viver o Evangelho, isto é obra do Espírito Santo. E, também neste ponto, parece ser pouco claro em nossos dias, quando se considera a busca de videntes e de "pessoas especiais" que parecem ter contato direto com Deus. Muitos cristãos, infelizmente, em vez de trilhar o caminho normal de ir ao encontro de Deus pela pessoa de Jesus e pelo seu Evangelho, vão atrás de videntes, do extraordinário, do milagroso... Quando acolhemos o Evangelho, o Espírito Santo entra em nós e nos conduz ao conhecimento e à vivência do Evangelho na simplicidade da vida. Amém.