terça-feira, junho 11, 2019

SOLENIDADE DE PENTECOSTES









A Solenidade de Pentecostes está intimamente ligada à Páscoa de Jesus Cristo. É o fruto da Páscoa de Jesus, pois ele disse que iria ao Pai e que intercederia ao Pai que enviasse o seu Santo Espírito. É o que celebramos hoje, não apenas como memória daquela promessa, mas também como intercessores diante de Deus, juntamente com Jesus, para que possamos acolher o Espírito de Deus em nossas vidas. O primeiro motivo para esta intercessão consiste no fato que o Espírito Santo conduz a comunidade, seja eclesial que toda a sociedade, a promover a unidade e a respeitar as diferenças. O Espírito Santo não conduz a Igreja à uniformidade, que é um modo agressivo de impor um jeito de viver e de crer. O Espírito Santo conduz e favorece a unidade na comunidade. Na uniformidade, todos precisam agir e pensar do mesmo modo, na unidade, que é fruto do Espírito Santo, o diferente não é inimigo, é uma fonte de enriquecimento uns dos outros.

O Espírito Santo sempre é promotor da unidade no amor. Na uniformidade existe a obrigação de todos fazerem do mesmo modo. Isto não é pensamento divino. O Espírito Santo não quer que todos sejamos idênticos (como clones) no modo de pensar e de agir, quer que sejamos unidos, que vivamos na unidade, porque ele é capaz de nos enriquecer com as diferenças e pelas diferenças nos tornar mais humanos e santificados. O Espírito Santo habita em nós para que sejamos instrumentos na formação e no cultivo da unidade que se fundamenta no amor. Para isso, diziam Paulo e Jesus, existe a necessidade de acolher o novo do Evangelho para viver os mandamentos de Jesus e iluminar a vida pessoal com a luz do Evangelho.

A tentativa de prender o Espírito Santo num cenáculo é uma impossibilidade, porque o Espírito de Deus é a liberdade e conduz para a liberdade. O cenáculo é um local onde os discípulos rezavam e se escondiam com medo dos judeus. Com a vinda do Espírito Santo, as portas do cenáculo foram abertas, para que os discípulos de Jesus rezem em todos os cantos da terra e não tenham medo de testemunhar a renovação da face da terra que acontece pela ação e pelo poder do Espírito Santo. Se o Espírito Divino está em nós, somos livres e promovemos a liberdade. Este movimento de liberdade alcança toda a terra e a renova, como cantado no salmo responsorial. Intercedamos, hoje e sempre, a presença renovadora do Espírito Santo de Deus para vivermos na liberdade dos filhos e filhas de Deus e para sermos instrumentos da unidade que acolhe e convive com quem pensa e vive diferente. Vinde Espírito Santo e renovai a face da terra. Amém!