Segundo
o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da
Santíssima Trindade". Quer dizer, havendo um só Deus, existem nele três
pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por
Jesus em seu Evangelho.
O
Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história até sua
consumação, quando o Espírito se revela e nos é dado, quando é reconhecido e
acolhido como pessoa. O Senhor Jesus no-lo apresenta e se refere a Ele não como
uma potência impessoal, mas como uma Pessoa diferente, com seu próprio atuar e
um caráter pessoal.
O
Espírito Santo, o Dom de Deus
"Deus
é Amor" (Jo 4,8-16) e o Amor que é o primeiro Dom, contém todos os demais.
Este amor "Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito Santo que nos
foi dado" (Rm 5,5).
Poste
que morremos, ou ao menos, fomos feridos pelo pecado, o primeiro efeito do Dom
do Amor é a remissão de nossos pecados. A Comunhão com o Espírito Santo,
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e a caridade de Deus, e a comunicação do
Espírito Santo sejam todos vossos" (2Cor 13,13;) é a que, na Igreja, volta
a dar ao batizados a semelhança divina perdida com o pecado.
Pelo
Espírito Santo nós podemos dizer que "Jesus é o Senhor", quer dizer
para entrar em contato com Cristo é necessário Ter sido atraído pelo Espírito
Santo.
Mediante
o Batismo nos é dado a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu
Filho no Espírito Santo. Porque os que são portadores do Espírito de Deus são
conduzidos ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a
incorruptibilidade. Portanto, sem o Espírito não é possível ver ao Filho de
Deus, e sem o Filho, ninguém pode aproximar-se do Pai, porque o conhecimento do
Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se alcança pelo Espírito
Santo.
Vida
e Fé. O Espírito Santo com sua graça é o "primeiro" que nos desperta
na fé e nos inicia na vida nova. Ele é quem nos precede e desperta em nós a fé.
Entretanto, é o "último" na revelação das pessoas da Santíssima
Trindade.
O
Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo do Desígnio de nossa
salvação e até sua consumação. Somente nos "últimos tempos",
inaugurados com a Encarnação redentora do Filho, é quando o Espírito se revela
e nos é dado, e é reconhecido e acolhido como Pessoa.
O
Paráclito. Palavra do grego "parakletos", o mediador, o defensor, o
consolador. Jesus nos apresenta ao Espírito Santo dizendo: "O Pai vos dará
outro Paráclito" (Jo 14,16). O advogado defensor é aquele que, pondo-se de
parte dos que são culpáveis devido a seus pecados os defende do castigo
merecido, os salva do perigo de perder a vida e a salvação eterna. Isto é o que
Cristo realizou, e o Espírito Santo é chamado "outro paráclito"
porque continua fazendo operante a redenção com a que Cristo nos livrou do
pecado e da morte eterna.
Espírito
da Verdade: Jesus afirma de si mesmo: "Eu sou o caminho, a verdade e a
vida" (Jo 14,6). E ao prometer o Espírito Santo naquele "discurso de
despedida" com seus apóstolos na Última Ceia, diz que será quem depois de
sua partida, manterá entre os discípulos a mesma verdade que Ele anunciou e
revelou.
O
Paráclito, é a verdade, como o é Cristo. Os campos de ação em que atua o
Espírito Santo são o espírito humano e a história do mundo. A distinção entre a
verdade e o erro é o primeiro momento de tal atuação.
Permanecer
e atuar na verdade é o problema essencial para os Apóstolos e para os
discípulos de Cristo, desde os primeiros anos da Igreja até o final dos tempos,
e é o Espírito Santo quem torna possível que a verdade sobre Deus, o homem e
seu destino, chegue até nossos dias sem alterações.
Símbolos
O
Espírito Santo é representado de diferentes formas:
Água:
O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, já
que a água se transforma em sinal sacramental do novo nascimento.
Unção:
Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No
sacramento da Confirmação o confirmando é ungido para prepará-lo para ser
testemunha de Cristo.
Fogo:
Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.
Nuvem
e Luz: Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim desce
sobre a Virgem Maria para "cobri-la com sua sombra" . No monte Tabor,
na Transfiguração, no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.
Selo:
é um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do
Espírito nos sacramentos e falam da consagração do cristão.
A
Mão: Mediante a imposição das mãos os Apóstolos e agora os Bispos, transmitem o
"Dom do Espírito".
A
Pomba: No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pomba e posa
sobre Ele.