segunda-feira, outubro 21, 2019

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM










Começo pela seguinte observação: no versículo 8 temos uma partícula adversativa (mas) e propõe uma interrogação severa, que é deixada sem resposta: “Mas, quando o Filho do Homem volta, ainda há de encontrar fé sobre a terra?”
Observemos que o texto grego não usa o verbo no futuro “quando voltar”. Trata-se, pois, do retorno do Filho do Homem não no fim dos tempos, em sua glória, mas dia por dia da história presente, ou seja, na celebração da Eucaristia e diz demais sacramento, na recitação das Horas, na leitura da Bíblia e no recurso aos sacramentais. Encontra Ele fé dos cristãos que oram ? Esta pergunta final tem seu nexo lógico com a parábola. Com efeito; para que haja justiça sobre a terra. É necessário que haja oração, mas, para que haja oração, requer-se a fé nos cristãos. É a fé que leva a orar e é orar que obtém de Deus as graças de que a humanidade precisa.
A parábola, portanto, sugere ao leitor um sério exame de consciência sobre a sua vida de fé e de oração. Justamente o fato de terminar com uma interrogação aberta tenciona suscitar a resposta sincera e secreta de cada um. Pergunte cada qual a si mesmo: Tenho fé no valor da Santa Missa e da minha participação consciente na mesma? Tenho fé nos sacramentais da Igreja? Tenho fé nos demais sacramentais, entre os quais a leitura da Bíblia, a recitação do Rosário? Tenho fé no “sacramento” do irmão, através do qual Cristo vem e me interpela?
Por certo, todo cristão, poderá responder que tem fé. Mas repita com o pai do menino epilético endemoniado: “Creio, Senhor! Mas ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24) ou com os Apóstolos: “Senhor, aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5). Será sempre possível e necessário crer com mais coerência e firmeza.
Ó Deus, dá-me o teu amor, o teu Espírito Santo, para que Ele ajuste o meu coração e toda a minha vida ao teu amor. Perdoa os meus pecados". Esta oração, Deus atende-a sem tardar, como fez ao bom ladrão: "Hoje, estarás comigo no Paraíso". Esta oração, posso e devo fazê-la todos os dias, sem me cansar, sem me desencorajar, porque é todos os dias que preciso de ser ajustado ao amor de Deus.