domingo, julho 26, 2015

JMJ RIO2013 - FIÉIS CARIOCAS CELEBRAM O SEGUNDO ANIVERSÁRIO


Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Setor de Juventude em parceria com a Comissão de Pastoral promoveram as "Vigílias Missionárias", que aconteceram, simultaneamente, em todos os vicariatos.
 Uma juventude em missão na caridade e na alegria de servir! Assim os jovens da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro testemunham sua missionariedade e relembram, com emoção e carinho, as palavras do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 (JMJ Rio2013).
 Depois de participarem das “Vigílias Missionárias” nos sete vicariatos territoriais, nem mesmo o cansaço ou o tempo chuvoso tirou da juventude arquidiocesana o desejo de louvar e agradecer a Deus pelos dois anos da vinda do Papa à Cidade Maravilhosa.
 Neste domingo, 26 de julho, não só os jovens, mas todos os fiéis da Igreja no Rio – famílias acolhedoras, crianças, adultos e idosos –, participaram também do 13º JOLEO (Jovens Orantes da Leopoldina), no Instituto Pio XI, em Ramos, para recordar e atualizar as exortações do Santo Padre durante seus discursos no evento que reuniu mais de 3,5 milhões de pessoas no Rio de Janeiro.
A programação  recordou as atividades realizadas na JMJ Rio2013, os jovens tiveram a oportunidade de se confessar, receber aconselhamentos, ouvir pregações e rezar em unidade pela paz e pela juventude de todo o mundo.
Além disso, também  participaram de atividades que recordaram o palco da JMJ Rio2013, na Praia de Copacabana, com shows, atividades culturais, flash mob, e outras surpresas que foram preparadas pela organização do evento.
Na 13º JOLEO a Adoração ao Santíssimo Sacramento, foi conduzida pelo padre Silvio Klebson, que preparou os corações dos jovens para a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.
As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. 
O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.


A XXVIII Jornada Mundial da Juventude aconteceu de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro, Brasil.

 Pela primeira vez, esse evento da Igreja Católica ocorreu em um país cuja língua portuguesa é majoritária, e pela segunda vez em um país da América do Sul - o primeiro encontro no subcontinente foi na Argentina em 1987.

A escolha da cidade brasileira foi feita pelo então Papa Bento XVI em 2011, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude daquele ano.

Com a renúncia do papa Bento XVI em fevereiro de 2013, o evento foi conduzido pelo seu sucessor, Papa Francisco. 

Foi o primeiro encontro do novo papa com a juventude católica e também o primeiro evento internacional do seu pontificado.


Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Arcebispo Metropolitano: Cardeal Orani João Tempesta
ArqRio: Direção e Jornalismo: Carlos Moioli

--