sexta-feira, setembro 20, 2013

58 ANOS UNIDOS PELO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

TÃO GRANDE É O VALOR DESSE SACRAMENTO QUE A FAMÍLIA CRISTÃ É CHAMADA DE"IGREJA DOMÉSTICA" POR MANIFESTAR E REALIZAR A NATUREZA DE COMUNHÃO E FAMÍLIA DA IGREJA COMO FAMÍLIA DE DEUS.

CADA MEMBRO, A SEU MODO, EXERCE O SACERDÓCIO BATISMAL, CONTRIBUINDO PARA FAZER DA FAMÍLIA UMA COMUNIDADE DE GRAÇA E DE ORAÇÃO, ESCOLA DAS VIRTUDES HUMANAS E CRISTÃS, LUGAR DO PRIMEIRO ANÚNCIO DA FÉ AOS FILHOS.

O beato João Paulo II definiu sabiamente o amor do casal celebrado nesse sacramento, para ele este dom é, acima de tudo, um assumir para si o futuro do outro como seu; esta é a via de santidade por meio do Matrimônio. 

Desta forma, casar-se significa confiar mais na ajuda de Deus que nas próprias reservas do amor, e certamente na fidelidade ao Senhor pelo sacramento o casal obtem a santificação um do outro pelo amor.
Livro do Gênesis  (Gn 2,18-24)
O senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 

Formou, pois, da terra toda sorte de animas campestres e de aves do céu e os conduziu ao homem, para ver como ele os chamaria, para que todos os seres vivos fossem conhecidos pelos nomes que o homem lhes desse. 

E o homem deu nome a todos os animais, a todas as aves do céu, a todos os animais  campestres; contudo, não encontrou para ele uma auxiliar adequada.

Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono, e enquanto ele dormia tirou-lhe uma das costelas, cujo lugar preencheu de carne.

Depois, da costela do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e apresentou-a ao homem.

E o homem disse: “ Desta vez é carne de minha carne e osso dos meus ossos; ela chamar-se-á  mulher, porque foi tirada do homem”

Por isso, o homem deixará o pai e a mãe e se unirá á sua mulher e formarão uma só carne.
JESUS CRISTO NÃO SÓ RESTABELECE A ORDEM INICIAL QUERIDA POR DEUS, COMO TAMBÉM DÁ A GRAÇA AO CASAL DE VIVER O MATRIMÔNIO NA NOVA DIGNIDADE DE SACRAMENTO, QUE É O SINAL DO SEU AMOR ESPONSAL PELA IGREJA:
 "VÓS MARIDOS AMAI AS VOSSAS MULHERES, COMO CRISTO AMOU A IGREJA" (Ef 5,25)

ORAÇÃO SOBRE OS ESPOSOS
Ó DEUS todo-poderoso, vós criastes todas as coisas e desde o principio ordenastes o universo; criando o homem a vossa imagem quisestes que a mulher fosse para ele uma companheira inseparável de modo a já não serem dois, mas uma só carne, ensinando-nos assim a nunca separar o que fizeste uma só coisa: considerai agora vossa filha, unida pelo matrimônio a seu marido ela suplica vossa bênção. 

O amor e a paz permaneçam em seu coração e busque sempre na Sagrada Escritura o exemplo das santas mulheres.

NELA CONFIE seu marido; e saiba honrá-la com a devida estima, reconhecendo-a companheira e co-herdeira da vida divina; amando-a com aquele amor que o cristo amou sua igreja.

NÓS VOS pedimos, ó Pai, que estes vossos filhos permaneçam firmes na fé e amem vossos mandamentos; que se conservem fiéis um ao outro e sejam, para todos, um exemplo. 
Animados pela força do Evangelho, sejam entre os homens verdadeiras, testemunhas de Cristo.

ENFIM, após uma vida longa e feliz, alcancem o reino do céu e o convívio dos santos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

Amém!





------