segunda-feira, setembro 30, 2013

SÃO JERÔNIMO DOUTOR DA IGREJA

DESDE A IDADE MÉDIA SÃO JERÔNIMO É CONSIDERADO O MAIS SÁBIO E CULTO DOS PAIS (ESCRITORES ECLESIÁSTICOS DOS PRIMEIROS SÉCULOS) DA IGREJA OCIDENTAL. SUA TRADUÇÃO DA BÍBLIA PARA O LATIM, A VULGATA, É A OFICIAL DA IGREJA CATÓLICA DESDE O CONCÍLIO DE TRENTO.  

      Eusébio Jerônimo nasceu na Dalmácia (na atual Croácia), por volta do ano 347, em uma família abastada. Sua educação, iniciada no lar, prosseguiu em Roma, onde estudou gramática, retórica e filosofia. Possivelmente por volta do ano 366, foi batizado pelo Papa Libério. Nos anos seguintes, realizou inúmeras viagens pela Europa e sentiu-se profundamente atraído pela vida monástica. Por volta do ano 373, foi para o Oriente e passou algum tempo em Antioquia. Foi então que, após uma crise espiritual, prometeu a si mesmo não voltar a ler nem a possuir literatura pagã.

      Pouco tempo depois, iniciou um período de dois anos como eremita no deserto de Cálcis, em busca de paz interior. Entregue à oração e ao jejum, estudou também grego e hebraico. Como conseqüência do cisma de Antioquia, Jerônimo deixou o deserto e transferiu-se para aquela cidade. Ali foi ordenado e, no ano 382, regressou a Roma como secretário do papa Dâmaso I. Nesse período, iniciou a revisão da versão latina do Antigo Testamento, obra em que trabalharia toda a vida. Após a morte do papa, no ano 385, foi para Belém, na Palestina, onde fundou um mosteiro em que permaneceu mais de trinta anos, até a morte.  

      São Jerônimo desenvolveu uma atividade incessante, consagrada ao aperfeiçoamento da vida monástica e à redação de tratados religiosos. Entre eles cabe destacar seus muitos escritos sobre temas bíblicos e o De viris illustribus (Sobre os homens ilustres), coletânea de biografias de autores cristãos. Também manteve extensa correspondência, em que defende os ideais da vida ascética. Morreu no ano 419 ou 420, em Belém. Em 1295, foi declarado doutor da igreja pelo papa Bonifácio VIII. É festejado em 30 de setembro.

A Santa Igreja Católica reconheceu sempre a São Jerônimo como um homem eleito por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia Sagrada, por isso foi declarado Patrono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender e amar mais a Palavra de Deus gravadas nas Escrituras Sagradas.

Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes a vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.
São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e superticiosos.

São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.


O LEÃO DE SÃO JERÔNIMO
Numa certa tarde, como faziam todos os dias nas horas canônicas, os monges estavam reunidos ouvindo as lições do dia durante. São Jerônimo estava entre eles e ouvia atento. De repente, todos perceberam que um leão se aproximava. Foi uma correria geral. São Jerônimo manteve a calma: foi o único. Ele levantou-se e foi encontrar-se com aquele hospede não convidado...

Era um animal enorme que usava somente três patas para caminhar. A quarta pata ele a trazia levantada. Claro que o leão não poderia falar, mas dava a impressão de querer comunicar alguma coisa e ofereceu a Jerônimo a pata que trazia levantada. O monge a examinou e percebeu que o animal estava gravemente ferido.

Jerônimo chamou o menos medroso dos monges para ajudá-lo a limpar e cuidar do ferimento que estava em carne viva, infeccionado e ainda cheio de espinhos. Jerônimo tratou do animal, retirou-lhe os espinhos e o medicou com unguentos. O animal sarou.

Os cuidados oferecidos ao animal amansaram a "besta fera". O leão passou, então a caminhar pacificamente pelo mosteiro. Onde estivesse São Jerônimo, junto estava o animal que se comportava como um animal doméstico.

Jerônimo mostrou aos monges uma primeira lição do episódio: "Pensem sobre isto e vocês poderão encontrar lições de vida. Eu creio que não foi tanto para a cura de sua pata que Deus o enviou até nós, pois, o leão se curaria sem a nossa ajuda. Deus nos enviou esse leão para mostrar quanto a Providencia estava ansiosa para nos prover do que necessitamos para nosso bem."
SÃO JERÔNIMO
Tradutor e exegeta da Bíblia,
foste um sol que a Escritura ilumina;
nossas vozes, Jerônimo, escuta:
nós louvamos-te a vida e a doutrina.

Relegando os autores profanos,
o mistério divino abraçaste,
qual leão, derrubando os hereges,
as mensagens da fé preservaste.

Estudaste a palavra divina
nos lugares da própria Escritura,
e, bebendo nas fontes o Cristo,
deste a todos do mel a doçura.

Aspirando ao silêncio e à pobreza,
no presépio encontraste um abrigo;
deste o véu a viúvas e virgens,
Paula e Eustáquia levaste contigo.

Pelo grande doutor instruídos,
proclamamos, fiéis, o Deus trino;
e ressoem por todos os tempos
as mensagens do livro divino.

-----