sábado, junho 07, 2014

1ª SEXTA-FEIRA DO MÊS DO JUBILEU DA IGREJA DE SÃO CONRADO - MISSA DE SÃO MIGUEL ARCANJO


Hoje agradecemos a São João que nos deixe constância da íntima conversa entre Jesus e Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?". 
Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Cuida dos meus cordeiros" (Jo 21,15). —Desde os menores, recém nascidos à Vida da Graça... Tem que ter cuidado como se fosse Ele mesmo... Quando por segunda vez... "Jesus lhe diz: 'Cuida das minhas ovelhas'", Ele está dizendo a Simão Pedro: — A todos os que me sigam, tu vais presidir no meu Amor, deveis procurar que eles tenham a caridade ordenada.
Assim, todos saberão que por vos que seguem-Me; que a minha vontade é que passes por diante sempre, administrando os méritos que —para cada um— Eu tenho ganho.
 "Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se era seu amigo. E respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo'" (Jo 31,17).
Faz-lhe retificar sua tripla negação, e só ao lembrar-se dela, o entristece. 
—Eu te amo totalmente, porém te tenha negado..., já sabes quanto chorei a minha traição, já sabes que encontrei consolo somente estando com tua Mãe e com os irmãos.
Encontramos consolo ao recordar que o Senhor estabeleceu o poder de apagar o pecado que separa-nos, muito ou pouco, de seu Amor e o amor dos irmãos. 
—Encontro consolo quando admito a certeza do meu afastamento de teu lado, e ao sentir de teus lábios sacerdotais o «Eu te absolvo» "poder de jurisdição".

Encontramos consolo neste poder das chaves que Jesus Cristo dá a todos os seus sacerdotes-ministros, para reabrir as portas de sua amizade.
 —Senhor, vejo que um ato de desamor ajeita-se com um ato de imenso amor. Tudo isso, leva-nos a valorar a jóia imensa do sacramento do perdão para confessar os nossos pecados, que realmente são "desamor "

 Evangelho (João 21,15-19): Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?".
Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. E disse-lhe, pela segunda vez:
“Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Sê pastor das minhas ovelhas”. 
Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se era seu amigo. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. 
Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te porá o cinto e te levará para onde não queres ir”. Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: «Segue-me».
SÃO MIGUEL ARCANJO

Gloriosíssimo príncipe da milícia celeste, São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate e na luta contra os principados e as potestades, contra os dirigentes deste mundo de trevas, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares (cf. Ef 6,12). Vinde em socorro dos homens que Deus criou imortais e fez à imagem da Sua própria natureza e resgatou por grande preço da tirania do demônio 
(cf. Sb 2,23; 1Cor 6).
Combatei hoje, com o exércitos dos anjos bons, o combate do Senhor, assim como outrora lutastes contra Lúcifer, chefe do orgulho, e contra os anjos apóstatas. Eles não prevaleceram nem foi mais encontrado o lugar deles no Céu, mas foi expulso aquele grande dragão, a antiga serpente que se chama diabo e satanás, que seduziu todo o orbe, e foi lançado na terra, e seus anjos juntamente com ele (cf. Ap 12, 7-9).

Vinde, pois, general invictíssimo, e dai a vitória ao povo de Deus contra as perversidades espirituais que irrompem. 
A Santa Igreja vos venera como seu guarda protetor, vos glorifica como defensor contra potestades abomináveis da Terra e dos infernos. Confiou-vos o Senhor a missão de introduzir na felicidade celeste as almas resgatadas. Rogai, pois, ao Deus da Paz que esmague satanás sob nossos pés, a fim de que ele não mais possa manter cativos os homens e fazer mal à Igreja. Apresentai ao Altíssimo as nossas preces, a fim de que sem tardar o Senhor nos faça misericórdia, e vós contenhais o dragão, a antiga serpente, que é o demônio e satanás e os lances encadeado no abismo para que não mais seduza as nações (cf. Ap. 20).

Deus do céu e da terra, Deus dos anjos, Deus dos arcanjos, Deus dos patriarcas, Deus dos profetas, Deus dos apóstolos, Deus dos mártires, Deus dos confessores, Deus das virgens, Deus que tem poder de dar a vida depois da morte, o descanso do trabalho; não há outro Deus diante de Vós, nem pode haver outro além de Vós mesmos, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis cujo Reino não terá fim: humildemente suplicamos a Vossa majestade se digne livrar-nos eficazmente e guardar-nos ilesos de todo o poder, laço, mentira e maldade dos espíritos infernais. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!


---