quarta-feira, junho 25, 2014

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, BÊNÇÃO, ORAÇÃO E MISSA SOLENE NO DIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA


BÊNÇÃO SOBRE O BAIRRO DE SÃO CONRADO E SUA NATUREZA
Bendito seja Deus, criador do universo, que viu que tudo era bom  e deu a terra ao homem. Que o bairro de São Conrado e todos os moradores saibam usar as coisas da criação com agradecimento, repartindo com os mais necessitados o que Deus concedeu com bondade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

BÊNÇÃO PARA OS TRABALHADORES
Deus, sem princípio e sem fim, sóis o início de todas as coisas e o fim para o qual tudo converge. 
Nós vos pedimos pela fecundidade do trabalhadores deste bairro, que seja lugar de encontro  e amizade de serviço iluminado pela justiça e pela caridade, que patrões e empregados que aqui convivem sejam de tal maneira que mereçam contar com a vossa presença e a bênção do progresso. Amém.
BÊNÇÃO PARA AS FAMÍLIAS
Nos vos bendizemos, Senhor, pois quisestes que o vosso Filho nascesse e crescesse numa família, experimentando as dificuldades e as alegrias que cercam nossa vida. 
 Nós vos pedimos pelas famílias do bairro de São Conrado, protegei-as, guardai-as; acompanhai os passos de seus membros com o vosso olhar de Pai; conduzi-os pelos caminhos do amor e da fé; abri para eles as portas da prosperidade; e, vivendo a vocação assumida no sacramento do matrimônio, realizem uma Igreja  doméstica e sejam testemunhas do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
BÊNÇÃO PARA OS IDOSOS
Nós vos louvamos, ó nosso Deus, e nós vos bendizemos, porque só vós existis desde sempre e para todo o sempre. 
Só vós conhecia o mistério que envolve o mundo, a história e a vida de cada um de nós. Sois o Sol que não conhece ocaso. Sois a Vida infinita, a glória eterna. Sois o nosso futuro e a nossa esperança. E por isso vos pedimos: Abençoai os idosos do bairro de São Conrado e despertai em seu corações o desejo da plenitude da vida, a vontade de vos encontrar face a face, e a esperança de ser revestido com vossa glória, por causa de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que convosco é Deus na unidade do Espírito Santo. Amém.
BÊNÇÃO PARA AS CRIANÇAS DE SÃO CONRADO
Senhor Jesus Cristo, vós quisestes nascer entre nós e ser criança também. A tal ponto amastes as crianças que fizestes delas um sinal da simplicidade e da abertura, necessárias para o reino de Deus. 
Ouvi nossas preces  e abençoai as crianças que aqui nesse bairro residem e estudam, protegei-as desde agora e ao longo de sua vida. Que a vossa bênção esteja com elas agora e sempre. Amém
BÊNÇÃO PARA AS GRÁVIDAS
Nós vos louvamos, Senhor porque sois o criador de toda nova vida. Nós vos louvamos pela vossa sabedoria previdente que prepara no colo da mãe uma primeira morada para o novo ser. Nós vos louvamos, Senhor, com o ritmo das batidas dos novos corações, com a pulsação das vidas novas que nascerão. Abençoai as grávidas do bairro de São Conrado, para que as gestações decorram tranquila e serenamente. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém! 
BÊNÇÃO PARA OS DOENTES
Nos vos louvamos, Senhor, e nós vos bendizemos, porque, pela vossa ressurreição, abristes para nós um caminho de esperança através de tudo que nos oprime.
 Iluminada pelo clarão de vossa ressurreição, a noite não é mais noite e a treva é tão clara quanto o dia. E agora, nós vos pedimos: abençoai os doentes e que não fiquem oprimidos pelo mal que os afetam, mas que possam, mesmo agora, estar aberto à vossa presença e ao vosso amor. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!
BÊNÇÃO PARA OS NOIVOS
Por todos os noivos , para que compreendam a importância do noivado para o mútuo conhecimento e saibam abrir um ao outro seu coração e sua alma. Ó Deus abençoai a união do homem e da mulher, e todos os noivos do bairro de São Conrado. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém! 
BÊNÇÃO PARA OS CASADOS
Senhor Deus, vós que unistes os casais com os laços indissolúveis do matrimônio e os sustentais na vida de comunhão entre trabalhos, realizações, sofrimentos e alegrias, abençoai todos aqueles que estão unidos pelo Sacramento do Matrimônio e dai-lhes a alegria da renovação e da união para que mereçam desfrutar da felicidade que almejam, junto da família que lhes destes construir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
(AT 13, 23-25).
“CONFORME PROMETERA, DA DESCENDÊNCIA DE DAVI DEUS FEZ SURGIR PARA ISRAEL UM SALVADOR, QUE É JESUS.  
ANTES QUE ELE CHEGASSE, JOÃO PREGOU UM BATISMO DE CONVERSÃO PARA TODO O POVO DE ISRAEL. ESTANDO PARA TERMINAR SUA MISSÃO, JOÃO DECLAROU: ‘EU NÃO SOU AQUELE QUE PENSAIS QUE EU SEJA! MAS VEDE: DEPOIS DE MIM VEM AQUELE DO QUAL NEM MEREÇO DESAMARRAR AS SANDÁLIAS’”
EM 24 DE JUNHO CELEBRAMOS A SOLENIDADE DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA, UM DOS SANTOS “JUNINOS”, AO LADO DE SANTO ANTÔNIO (DIA 13) E SÃO PEDRO (DIA 29).

Vale recordar, para nossa edificação, o exemplo daquele de quem Jesus disse: “Entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista” (Mt 11,11).
João Batista, assim cognominado pelo batismo que administrava, foi o precursor de Jesus, aquele que o apresentou ao povo de Israel. Filho de Zacarias e Santa Isabel, foi santificado ainda no seio materno quando da visita de Nossa Senhora, já grávida do Menino Jesus. 
Por isso a Igreja festeja, no dia 24, o seu nascimento, ao contrário de todos os outros santos, dos quais ela só comemora a morte, ou seja, seu nascimento para o Céu.
Desde criança, retirou-se para o deserto para fazer penitência e se preparar para sua futura missão. 
Alguns acham que ele teria vivido entre os Essênios, comunidade monacal do deserto vizinho ao Mar Morto. Ministrava ao povo o batismo de penitência, ao qual Jesus também acorreu, por humildade. Sua pregação era: “Convertei-vos, pois o reino dos Céus está próximo... Produzi fruto que mostre vossa conversão... Eu vos batizo com água, para a conversão. 
Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu não sou digno nem de levar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3, 2, 8, 11).
Jesus, no começo do seu ministério público, quis também, por humildade, misturando-se aos pecadores, ser batizado por João. João quis recusar, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?... Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água e o céu se abriu. 

E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: ‘Este é o meu filho amado; nele está o meu agrado’” (Mt 3, 14, 16-17).
São João Batista era o homem da verdade, sem acepção de pessoas. Por isso admoestava o Rei Herodes contra o seu pecado de infidelidade conjugal e incesto, o que atraiu a ira da amante do rei, Herodíades, que instigou o rei a metê-lo no cárcere. 
No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou na frente dos convivas, o que levou o rei, meio embriagado, a prometer-lhe como prêmio qualquer coisa que pedisse. A filha perguntou à mãe, que não perdeu a oportunidade de vingar-se daquele que invectivava seu pecado. Fez a filha pedir ao rei a cabeça de João Batista. João foi decapitado na prisão, merecendo o elogio de Jesus, por ser um homem firme e não uma cana agitada pelo vento.
Assim, a virtude que mais sobressai em João Batista, além da sua humildade e penitência, é a firmeza de caráter, tão rara hoje em dia, quando muitos pensam ser virtude o saber “dançar conforme a música”, ser uma cana que pende de acordo com o vento das opiniões, o pautar a vida pelo que dizem ou acham e não pela consciência reta, voz de Deus em nosso coração. João Batista foi fiel imitador de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, que, como disse o poeta João de Deus, “morreu para mostrar que a gente pela verdade se deve deixar matar”. 
por Dom Fernando Arêas Rifan - Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney  – “São “João Batista”



--