domingo, junho 08, 2014

PENTECOSTES 2014


Na tarde do dia de Páscoa soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). A vinda do Espírito Santo o dia de Pentecostes renova e leva à plenitude esse dom de um modo solene e com manifestações externas. Assim culmina o mistério pascal.
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
“Mesmo sendo conduzida pelo Espírito Santo, a Igreja é humana. É interessante perceber o lado humano, relatado na 2ª leitura.

Podemos ler o texto isoladamente e refletir sobre a riqueza espiritual dos dons e dos carismas do Espírito Santo, na vida da Igreja. Mas, chamo atenção para o motivo, pelo qual Paulo escreveu este texto aos coríntios: uma divisão que existia na comunidade de Corinto. 
Aqui temos o lado humano da festa de Pentecostes, que não pode ser esquecido por nós, porque mesmo sendo conduzida pelo Espírito Santo, este mesmo Espírito fala no 
tom e na altura de um sopro, como ouvimos no Evangelho com Jesus comunicando seu Espírito aos discípulos. Por isso, quando falamos mais alto que o sopro do Espírito Santo, não somos capazes de ouvir o Espírito de Deus falando entre nós; ouvimos tão somente nossas vozes e isso pode criar divisões, brigas, arrogâncias, invejas.
Era o que acontecia em Corinto. Alguns, dotados de carismas, se sentiam mais cristãos que outros e isso provocou conflitos. 

Em vez de ouvir a voz do Espírito Santo e usar os carismas para a união, preferiram ouvir suas próprias vozes, e veio a divisão.
Esta ação de Deus em nós se produz quase sempre de forma discreta, silenciosa e calada; o próprio crente só intui uma presença quase imperceptível. 
Às vezes, porém, nos invade a certeza, a alegria transbordante e a confiança total: Deus existe, nos ama, tudo é possível, inclusive a vida eterna.
O SINAL MAIS CLARO DA AÇÃO DO ESPÍRITO É A VIDA.

Deus está onde a vida é despertada e cresce, onde se comunica e expande a vida. 
O Espírito Santo é sempre “doador de vida”: dilata o coração, ressuscita o que está morto em nós, desperta o que dorme, põe em movimento o que ficou bloqueado. De Deus estamos sempre recebendo “nova energia para a vida'.
Esta ação recriadora de Deus não se reduz somente a “experiências íntima da alma”. 

Penetra em todos os estratos da pessoa. Desperta nossos sentidos, vivifica o corpo e reaviva nossa capacidade de amar. 
Para dizê-lo em poucas palavras, o Espírito conduz a pessoa a viver tudo de forma diferente: a partir de uma verdade mais profunda, a partir de uma confiança maior, a partir de um amor mais desinteressado.
Para muito, a experiência fundamental é o amor de Deus e o dizem com uma frase bem simples: “Deus me ama”. Essa experiência lhes devolve sua dignidade indestrutível , dá-lhes força para levantar-se da humilhação ou do desalento, ajuda-os a encontrar-se com o melhor de si mesmos”.
cf. Liturgia.pro  &  Pagola, José Antonio, O Caminho aberto por Jesus.Vozes
ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
(PAPA PAULO VI)
Ó Espírito Santo, dá-nos um coração grande: aberto à tua silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! 
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa. Um coração grande, forte e constante, até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade seja palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.

--