quarta-feira, junho 11, 2014

SÃO BARNABÉ - 11 DE JUNHO


Barnabé viveu no século I. Chamado também José, era um levita, homem letrado e culto, natural da ilha de Chipre (At 4,36).

Foi um dos primeiros fiéis da Igreja de Jerusalém, que vivia o espírito de comunhão e de fraternidade (At 4,36-37). Era homem virtuoso, cheio do Espírito Santo e de fé, que sempre perseverou no seguimento de Jesus Cristo e deu testemunho de fidelidade aos outros cristãos (At 11,22-36)

Movido pela caridade, Barnabé foi evangelizador ardoroso e audaz. Pregou a Boa-Nova de Jesus Cristo em Antioquia, terceira cidade do Império Romano e sede do legado de César para a Província da Síria e da Cilícia.

Barnabé apresentou o recém-convertido Paulo aos apóstolos na Igreja de Jerusalém (At 9,26-27). Acompanhou Paulo em sua primeira viagem apostólica (At 13,1-15.50). Participou do Concílio de Jerusalém (At 15,1-5.22-29).

Barnabé voltou à sua pátria para pregar o Evangelho (At 15,36-41). De acordo com a tradição, passou por Roma e foi apedrejado por judeus, por volta do ano 61, em Salamina, Grécia, onde seu corpo foi encontrado no século V.

VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO
   "Vós sois a luz do mundo. 
Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 
Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa (Mt 5,14-15). O Senhor chamou seus discípulos de sal da terra, porque eles deviam dar um novo sabor, por meio da sabedoria celeste, aos corações dos homens que o demônio tornara insensatos. E também os chamou de luz do mundo porque, iluminados por ele, verdadeira e eterna luz, tornaram-se também eles luz que brilha nas trevas. 

O SENHOR É O SOL DA JUSTIÇA; É, POR CONSEGUINTE, COM TODA RAZÃO QUE CHAMA SEUS DISCÍPULOS LUZ DO MUNDO; POIS É POR MEIO DELES QUE IRRADIA SOBRE O MUNDO INTEIRO A LUZ DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO.  

Com efeito, eles afugentaram dos corações dos homens as trevas do erro, manifestando a luz da verdade.

 Iluminados por eles, também nós passamos das trevas para a luz, como afirma o Apóstolo: Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz (Ef 5,8). E noutra passagem: Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas (1Ts 5,5).

Com razão diz também São João numa epístola sua: Deus é luz (1Jo 1,5); e quem permanece em Deus está na luz, da mesma forma como ele próprio está na luz. Portanto, uma vez que temos a felicidade de estar libertos das trevas do erro, devemos caminhar sempre na luz, como filhos da luz. 


A esse propósito, diz ainda o Apóstolo: Vós brilhais como astros no universo. Conservai com firmeza a palavra da vida (Fl 1,15-16). Se não procedemos assim, ocultaremos e obscureceremos com o véu da nossa infidelidade, para prejuízo tanto nosso como dos outros, uma luz tão útil e necessária.

 Eis o motivo por que incorreu em merecido castigo aquele servo que, recebendo o talento para dar juros no céu, preferiu escondê-lo a depositá-lo no banco.Assim, aquela lâmpada resplandecente, que foi acesa para nossa salvação, deve sempre brilhar em nós. Pois temos a lâmpada dos mandamentos de Deus e da graça espiritual a que se refere Davi: Vosso mandamento é uma luz para os meus passos, é uma lâmpada em meu caminho (cf. Sl 118,105). E Salomão também diz acerca dela: O preceito da lei é uma lâmpada (cf. Pr 6,23).

  Por isso, não devemos ocultar esta lâmpada da lei e da fé, mas colocá-la sempre no candelabro da Igreja para a salvação de todos. Então gozaremos da luz da própria verdade e serão iluminados todos os que creem.

Padre Eugênio Antônio Bisinoto (C.Ss.R.)
Dos Tratados sobre o Evangelho de São Mateus, de São Cromácio, bispo (Tract. 5,1.3-4: CCL 9,405 407) (Séc. IV)

Mt 10,7-13
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!
 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,  nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. 


Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida. Entrando numa casa, saudai-a: ‘Paz a esta casa’. Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós".

 Ó DEUS, QUE DESIGNASTES SÃO BARNABÉ, CHEIO DE FÉ E DO ESPÍRITO SANTO, PARA CONVERTER AS NAÇÕES, FAZEI QUE A VOSSA IGREJA ANUNCIE POR PALAVRAS E ATOS O EVANGELHO DE CRISTO QUE ELE PROCLAMOU INTREPIDAMENTE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

----


--