quarta-feira, junho 11, 2014

PENTECOSTES NA CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO


Tradicional no calendário arquidiocesano durante a Festa de Pentecostes, a recepção do sacramento do Crisma foi realizada no último domingo, 8 de junho, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O Cardeal Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani, conferiu o sacramento a jovens e adultos. A Eucaristia foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar e animador da iniciação cristã, Dom Pedro Cunha e pelo Bispo Auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito.

A plenitude do Espírito Santo, representada na Solenidade de Pentecostes, é característica de tempos de paz, esperança e reconciliação. Acolher o Espírito significa mergulhar nos mistérios da misericórdia divina. Passados cinqüenta dias da Páscoa, concluindo este tempo litúrgico, Dom Orani se dirigiu aos fiéis, especialmente aos crismandos e relembrou a importância de Pentecostes.
- O grande segredo da Igreja é essa ação do Espírito Santo, que move as nossas ações, que move as nossas atitudes de missão, de conversão e que nos faz corresponder ao plano e à vontade de Deus. Vocês, além de serem crismados nessa manhã de hoje, também poderão retornar aos seus vicariatos e paróquias preparados para animar a todos.  Pentecostes é sinal de comunhão e unidade, afirmou.

Durante a Homilia, Dom Orani recordou que é através do sacramento da Crisma que os crismados são confirmados e enviados à missão de testemunhar Cristo.
- É nesse dia que a Igreja olha o seu horizonte e vê a sua responsabilidade, a sua missão universal. É muito importante que aqueles que estão dentro da caminhada da Igreja tenham a consciência da importância de anunciar Jesus Cristo.
 Esta é a nossa missão, seja em situações favoráveis ou não favoráveis, seja quando formos aceitos ou não. Nossa missão é anunciarmos aquela pedra angular, que é  Jesus Cristo, disse.

O Arcebispo pediu ainda que os presentes estejam sempre abertos à ação do Espírito Santo.
- Hoje, ao acolhermos os crismandos de nossa Arquidiocese, queremos que não só eles, mas todos aqueles que já receberam o sacramento da Crisma, renovem essa abertura à ação do Espírito Santo. Deixem-se conduzir cada vez mais e mergulhem sem medo. Que continuemos abrindo as portas para a Evangelização, pediu.
Uma vez apresentados ao Arcebispo, antes da oração litúrgica da fórmula do Crisma, os crismandos acenderam as velas no Círio Pascal e receberam o sacramento, na companhia de seus padrinhos e madrinhas. A unção foi conferida por Dom Orani e pelos bispos auxiliares. 
Diante da afirmativa de cada um daqueles jovens e adultos, os agora crismados, receberam a missão de, confirmados na fé, serem verdadeiramente discípulos e missionários de Cristo.


ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO
DO RIO DE JANEIRO
Direção e Jornalismo: Carlos Moioli
Imagens: Gustavo de Oliveira

--