domingo, junho 22, 2014

"VÓS VALEIS MAIS DO QUE MUITOS PARDAIS" - 12º DTC – ANO A

VALEIS MAIS DO QUE MUITOS PARDAIS. PORTANTO, TODO AQUELE QUE SE DECLARAR A MEU FAVOR DIANTE DOS HOMENS, TAMBÉM EU ME DECLARAREI EM FAVOR DELE DIANTE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. Mt 10, 31

Mt 10, 26, 33 - Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 
O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! 
Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

"A FÉ É FORÇA CONTRA TODO O MEDO E CORAGEM PARA CONTINUAR CRENDO NO FUTURO DO SER HUMANO, A PARTIR DE UM COMPROMISSO HUMILDE E A PARTIR DE UMA CONFIANÇA ILIMITADA NO PAI DE TODOS".

12 Domingo do tempo Comum, junho de 2014
Estou convencido de que a experiência Deus, tal como Jesus a oferece e comunica, infunde sempre uma paz inconfundível em nosso coração, cheio de inquietações, medos e inseguranças. 
Esta paz é quase sempre o melhor sinal de que escutamos do fundo do nosso ser seu apelo: “Não tenhais medo, pois valeis mais do que muitos pardais”. Como aproximar-nos desse Deus?
 Talvez o primeiro a fazer seja deter-nos a experimentar Deus só como amor. 
Tudo que nasce dele é amor. Dele só nos chega vida, paz e bem. Eu posso afastar-me dele e esquecer seu amor, mas Ele não muda. A mudança se opera só em mim. Ele nunca deixa de amar-me.
Há, todavia, algo ainda mais comovedor. Deus me ama incondicionalmente,  tal como sou. Não tenho que conquistar seu coração. Não tenho que mudar nem ser melhor para ser amado por Ele. Além disso, sabendo que Ele me ama assim, posso mudar, crescer e ser bom.
Agora posso pensar em minha vida: o que Deus pede de mim? O que Ele espera de mim? Que eu aprenda a amar, só isto. Não sei em que circunstâncias posso encontrar-me e que decisões terei de tomar, mas Deus só espera de mim que ame as pessoas e busque seu bem; que me ame a mim mesmo e me trate bem, que ame a vida e me esforce por fazê-la mais digna e humana para todos. Que eu seja sensível ao amor.
Uma coisa nunca hei de esquecer, é que nunca estarei só. Todos “vivemos, nos movemos e existimos” em Deus, Ele será sempre essa presença compreensiva e exigente, essa mão forte que me sustentará na fraqueza, essa luz que me guiará por seus caminhos.  
Ele me convidará a caminhar dizendo “sim” à vida. Um dia, quando terminar minha peregrinação por este mundo, conhecerei junto de Deus a paz e o descanso, a vida e a liberdade.
O cristão não se ilude sobre a situação do mundo. Não se engana “resolvendo os problemas a partir de uma fé ingênua.
Conhece a força do mal, mas sua fé em Deus o ajuda a não esquecer que o mundo não está abandonado à sua desgraça. 
Além das manchetes da imprensa e dos dados das estatísticas, o crente vê a realidade em sua profundidade última que é a salvação que vem de Deus.
Esta é a confiança fundamental que Jesus quer transmitir a seus discípulos: “Não tenhais medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma”. 
É claro que a vida está cheia de experiências negativas, e que a fé não oferece receitas para resolver os problemas. Mas a existência do ser humano está nas mãos de Deus. Só nele está nossa salvação da morte e do fracasso do mal.
 Esta fé firme traduz-se  em coragem pata tomar decisões e assumir responsabilidades. Leva a enfrentar riscos e aceitar sacrifícios para ser fiel a si mesmo e à própria dignidade.
A fé é força contra todo o medo e coragem para continuar crendo no futuro do ser humano, a partir de um compromisso humilde e a partir de uma confiança ilimitada no Pai de todos. A isso convida permanentemente o apelo de Jesus: “Não tenhais medo”.

Cf. Pagola, José Antonio. O Caminho aberto por Jesus , Editora Vozes. Livro sobre Mateus.



---