segunda-feira, junho 30, 2014

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS E DIA DO PAPA

"TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO" 
DIA 29 DE JUNHO É UM DIA CONSAGRADO PELO MARTÍRIO DOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO E SÃO PAULO.  PEDRO, PRIMEIRO PREDICADOR DA FÉ; PAULO, MESTRE ESCLARECIDO DA VERDADE” 

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo, em que também celebramos o dia do Papa sucessor dos Apóstolos e guia de toda a Igreja, recordamos a grande missão evangelizadora para a qual a Igreja
inteira, sob a condução  dos sucessores dos Apóstolos, é chamada a realizar. Nem mesmo a maior das tribulações  deve impedir a evangelização. O importante é que a Igreja persevere na sua missão de  anunciar e testemunhar o Senhor Ressuscitado, sabendo que nada prevalecerá sobre o anúncio da Boa-Nova.
 (Mt 16,13-19) - Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.” 
Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Respondendo, Jesus lhe disse: 
 “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.”

HOMILIA DE PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA
Hoje é um dia para agradecer à fé apostólica, que é também a nossa, proclamada por estas duas colunas com sua prédica. É a fé que vence ao mundo, porque crê e anuncia que Jesus é o Filho de Deus: “Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” (Mt 16,16).
As outras festas dos apóstolos São Pedro e São Paulo vêem outros aspectos, mas hoje contemplamos aquele que permite nomeá-los como “primeiros predicadores do Evangelho” com seu martírio confirmaram seu testemunho.

Sua fé, e a força para o martírio, não lhes veio de sua capacidade humana. Jesus então lhe disse: Feliz é Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus (cf. Mt 16,17). 
Igualmente, o
reconhecimento “daquele que ele perseguia” como Jesus o Senhor foi claramente, para
Saulo, obra da graça de Deus. Em ambos os casos, a liberdade humana que pede o ato de fé se apóia na ação do Espírito. 
A fé dos apóstolos é a fé da Igreja, uma, santa, católica e apostólica. Desde a confissão de Pedro em Cesareia de Felipe, "cada dia, na Igreja, Pedro continua dizendo: 'Vós sois o Cristo, o Filho do Deus vivo!'" (São Leão Magno). 
Desde então até nossos dias, uma multidão de cristãos de todas as épocas, idades, culturas e, de
qualquer outra coisa que possa estabelecer diferenças entre os homens, proclamou
unanimemente a mesma fé vitoriosa.

Pelo batismo e a crisma estamos no caminho do testemunho, isto é, do martírio.  
É necessário que estejamos atentos ao “laboratório da fé” que o Espírito realiza em nós (João Paulo II), e que peçamos com humildade poder experimentar a alegria da fé da Igreja.
Mt 16,13-20 – Primado e profissão de fé realizada por Pedro
 (Mc 8,27-30; Lc 9,18-21)
Texto rico em doutrina. Primeiro temos a profissão de fé de Pedro à pergunta de Jesus: ‘Para vós quem eu sou?’. Cada um tem a sua resposta. Pedro dá a sua: ‘Tu és o Messias’. E para mim quem é o Cristo? Pedro teve suas quedas, mas sempre voltava para Jesus: “a quem iremos Senhor, só tu tens palavras de vida eterna”. 

E nós fazemos o mesmo, professando nossa fé em Cristo? Lembra a instituição da Igreja, o poder e a hierarquia. Uma instituição sólida, invencível, que jamais cairá porque tem o poder sobre as forças do mal: ‘as portas do inferno não terão força sobre ela’. Ou seja, o mal, tudo o que é contrário ao projeto de Jesus, à vida e ao bem no homem, não tem poder sobre a Igreja. A hierarquia está fundada nesses versículos. 
 Se, temos fé no poder de Jesus e se Ele dá poderes a Pedro para edificar e governar a sua Igreja, nós
fiéis devemos defende-la contra todo e qualquer ataque e também ao seu chefe o Papa. 
Pois essa Igreja não acabou com Pedro, por isso esse poder passou para seus sucessores. Três vezes Jesus pede a Pedro “apascenta minhas ovelhas”. Por que duvidar da ordem de Jesus? Está bem claro o mandato do Senhor.  Pedro, o seu sucessor, governará a sua Igreja. Senhor faça-me sempre defender o primado de Pedro nesse mundo cheio de vaidade e soberba onde não se cultiva obediência e subordinação e onde não se defende a teocracia. Recebe também o poder de ligar e desligar dos céus, ou seja, o poder de perdoar os pecados e de retê-los. Poder esse passado aos Padres.
‘Somente Simão, a quem deu o nome de Pedro, o Senhor constituiu em pedra de sua Igreja. Entregou-lhe as chaves da mesma (Mt 16,18-19); instituiu-o
pastor de todo o rebanho. “Porem o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos apóstolos, unido a seu chefe.” Este oficio pastoral de Pedro e dos outros Apóstolos faz parte dos fundamentos da Igreja e é continuado elos Bispos sob o primado do Papa.’


---