domingo, julho 27, 2014

ACONTECEU - FESTA DA CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013 – ARQRIO



"Foi um sucesso o principal evento das comemorações do primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizado neste sábado, dia 26 de julho, na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

A presença dos fiéis e, principalmente dos jovens, transformaram o evento numa grande festa de fé, de unidade, de compromisso missionário e de solidariedade.
As primeiras caravanas de fiéis, vindo das diversas paróquias da cidade, puderam receber as réplicas dos símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, que estiveram peregrinando pelos vicariatos desde o dia 19 de julho. Ainda, a relíquia de quem deu inicio as jornadas, São João Paulo II, e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, doada pelo Santuário Nacional de Aparecida por ocasião da JMJ Rio 2013, agora em peregrinação pela arquidiocese.
Os cantores e bandas convidadas começaram a se apresentar a partir das 13h, animando os presentes com canções de louvor e de adoração. Entre as atividades programadas, aconteceu a “Ação de Amor do Cristo Redentor”, com serviços voltados para a saúde e cidadania. Num clima de muita emoção, houve adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo reitor do Seminário Propedêutico Rainha da Paz, padre Leandro Lênin.

AÇÃO DE GRAÇAS - Por volta de 17h, o cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta entrou na Catedral, acompanhado de seus bispos auxiliares.  Ao mesmo tempo em que era acolhido, também saudava e abençoava os fiéis.
Quando entrou para presidir a Eucaristia, o arcebispo veio acompanhado dos vigários episcopais, de dezenas de presbíteros, diáconos permanentes e seminaristas.
Entre os presentes, o padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Pai Eterno, na cidade de Trindade (GO), que cedeu seu horário para que a RedeVida de Televisão pudesse transmitir a celebração, do Rio, para todo o Brasil. Também foi transmitida pela WebTv Redentor e por uma rede de rádios.
Outro momento de emoção foi a entrada, novamente, da réplica da cruz, trazida por muitos jovens.
Na acolhida, Dom Orani lembrou que a celebração em ação de graças era realizada na memória de Sant’Ana, copadroeira da arquidiocese e, de seu esposo, São Joaquim, o Dia dos Avós.
Também fez o lançamento da campanha “Alimente a esperança”, com arrecadação de alimentos para as crianças e famílias do Haiti, atendidas pela Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus, a mesma que administra o Hospital São Francisco, na Tijuca.

COMPROMISSO MISSIONÁRIO
Na homilia, Dom Orani lembrou os momentos marcantes da JMJ que, mesmo depois de um ano, ficou a experiência da universalidade da paz, da fraternidade e da missão. Uma forte experiência que permaneceu aquecendo os corações dos jovens para o acolhimento, a evangelização e a alegria de ser cristão.

Ao recordar as palavras “Ide, sem medo, para servir”, pronunciadas pelo Papa Francisco, na Missa de Envio, na Praia de Copacabana, no dia 28 julho do ano passado, o arcebispo perguntou: “obedecemos ao mandato do Santo Padre, que interpretou a palavra de Jesus, a vontade de Deus?”
“O Papa pediu em ser uma Igreja em saída, de ir e fazer discípulos a todas as nações?”, lembrou. O arcebispo também recordou as palavras do Papa: “Queridos jovens, quando retornarem para suas casas não tenham medo de ser generosos com Cristo, de dar testemunho do Evangelho”.
Dom Orani salientou que é difícil saber o que fez cada um 3,7 milhões de pessoas que estavam na Praia de Copacabana, mas que tem certeza a JMJ deixou exemplos para o Brasil e o mundo.
“O mundo necessita, adaptado as novas realidades, do testemunho deixado pela JMJ. Muita coisa bonita aconteceu. Houve um despertar missionário, com atitudes ousadas e corajosas de evangelizar”, disse.
O arcebispo lembrou que a sociedade atual, antes de primar pelos valores do Evangelho, como o respeito à vida, a família e a liberdade religiosa, prefere as guerras, a intolerância, as difamações e perseguições.
“Nesses momentos de crise de valores”, lembrou o arcebispo, “deve ressoar em nosso coração a experiência que vivemos juntos no tempo da JMJ. Que foi possível, apesar das adversidades, enfrentar as situações, ser um sinal de missão, de viver o acolhimento e a fraternidade”.

“O Senhor nos chamou, colocou em nosso coração a alegria, o dinamismo de tê-lo conhecido. Sem medo, precisamos nos colocar em saída, para servir, para evangelizar. Não podemos deixar de anunciá-lo e proclamá-lo que Ele é o Senhor, o único que pode transformar o mundo. As pessoas necessitam ouvir a boa noticia, a alegria do Evangelho”, concluiu.  por Carlos Moioli - “Precisamos nos colocar em saída,  para servir e evangelizar” 
"Há exatamente um ano nós celebrávamos a XXVIII Jornada Mundial da Juventude. Precedida pela Semana Missionária nas Dioceses do Brasil, ela foi realizada entre os dias 23 a 28 de julho de 2013, nessa amada cidade arquiepiscopal de São Sebastião do Rio de Janeiro. Este encontro foi marcante para toda a Igreja e para a sociedade, pois tivemos a graça de presenciar milhões de jovens reunidos para aprofundar o tema: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações”! O público presente à Missa de Envio na praia de Copacabana (último ato central da JMJ) chegou a 3,7 milhões de pessoas.
Em sua primeira mensagem, no dia de sua chegada, no Palácio Guanabara, o Papa Francisco fez o discurso onde podemos ressaltar: “Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucessor de Pedro. Dou graças a Deus pela sua benignidade (...) Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. (...) Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo”!
O mundo novo sonhado por todos acontece quando colocamos em prática os valores do Evangelho. É tempo de esperança e confiança no Senhor que nos conduz. Nada nos desanima, e as dificuldades e crises são ótimas oportunidades para que se possa anunciar ainda mais em quem nós cremos e em quem nós depositamos nossa esperança: Jesus Cristo, nosso Senhor.
O coração agradecido a Deus é também para todas as pessoas, instituições, grupos, comunidades e, principalmente, para os jovens do mundo inteiro que participaram da JMJ 2013, seja com sua presença ou à distância, com suas orações. 
Aliás, esse foi um dos nossos segredos:  
a primeira atitude, depois repetida durante todo o tempo de organização, foi de pedir a oração aos mosteiros, conventos, religiosos, religiosas, povo de Deus.

Além da oração, que foi composta para que o mundo inteiro rezasse, cartas foram expedidas explicitamente pedindo orações. Para nós que cremos, vemos o sinal que nos foi dado pela intercessão de muitos. A todos, meus sinceros agradecimentos! Rezamos por todos. Deus conhece o coração e as intenções de cada um e dará a recompensa!
A experiência da JMJ Rio 2013 permanecerá como um momento importante não só para os católicos, mas para todas as pessoas de boa vontade que viram que um mundo novo é possível! Viram que é possível existirem jovens que querem a transformação da sociedade e sabem respeitar as pessoas e instituições. Viram quais os caminhos de uma “civilização do amor” que buscamos fazer acontecer nestes tempos de escuridão e dificuldades! 
A luz que se acendeu em Copacabana e que, graças às mídias, foi para o mundo todo, continuará acendendo muitas outras regiões do mundo. São João Paulo II, idealizador desse evento, estará intercedendo por nós.
Que Deus abençoe e ilumine a todos!"
por Cardeal Orani João Tempesta - "JMJ: um ano!"

"ALIMENTE A ESPERANÇA – AJUDE O HAITI"

Participe da campanha “Alimente a esperança – Ajude o Haiti”, organizada pela Arquidiocese do Rio com o intuito de arrecadar 10 toneladas de alimentos para serem doadas ao povo haitiano. 
Na Festa de Aniversário de JMJ, voluntários jovens depositaram suas doações aos pés da réplica da Cruz Peregrina presente no local, como forma de incentivar que todos ali presentes fizessem o mesmo gesto de caridade.
Oferecer saúde e cidadania foi também o objetivo da equipe do “Ação de Amor do Cristo Redentor” que atendeu ao público com serviços de imunização, testagem de glicemia distribuição de kits para higiene bucal, prática de atividade física, entre outros. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ciência e Tecnologia foram parceiros da iniciativa.
As celebrações dentro do projeto Memória e Missão da Arquidiocese do Rio de Janeiro terminam neste domingo, dia 27, com o lançamento do livro oficial da JMJ, no auditório do 2º andar do Ed. João Paulo II, às 17h30.


DOAÇÕES
As doações de alimentos poderão ser entregues em todas as igrejas da cidade e na recepção do próprio Hospital São Francisco, na Rua Conde de Bonfim, 1033, Tijuca. Os recursos financeiros podem ser depositados na conta da Caritas da Arquidiocese do Rio - Banco Bradesco, Agência 0814, Conta corrente 48.500-4. Informações: (21) 2571-4500 / 97366-2522 (com Jaqueline),  de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo email: alimentaesperanca@alsf.org.br



Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Arcebispo Metropolitano: Cardeal Orani João Tempesta
Direção e Jornalismo Portal ArqRio/TF: Carlos Moioli
Imagens Carlos Moioli / Texto ArqRio – Carlos Moioli e Gisele Barros

--