sábado, julho 19, 2014

"VOO MH17 DA MALAYSIA AIRLINES" +UCRÂNIA 17/07/2014


Havia 298 passageiros no avião que partiu de Amsterdã e caiu na Ucrânia. Pessoas a bordo eram de mais de dez nacionalidades diferentes.

A maioria dos passageiros a bordo no voo MH17 da Malaysia Airlines, que caiu na Ucrânia na quinta-feira (17), era de holandeses, decolou de Amsterdã, na Holanda, rumo a Kuala Lumpur, na Malásia, e carregava pessoas de todas as idades e de mais de dez nacionalidades. 
Entre os 298 passageiros estavam pesquisadores comprometidos à luta contra a Aids a caminho da maior conferência anual da área, torcedores fervorosos de um time de futebol inglês a caminho de uma partida do clube na Ásia, uma professora 
de 77 anos, que trabalhava em um colégio católico só para meninas na Austrália, muitos jovens animados pelas férias no Sudeste Asiático e famílias, como a de uma indonésia casada com um holandês, e seus dois filhos pequenos.

A 20ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE AIDS, REALIZADA EM MELBOURNE, NA AUSTRÁLIA.
Estima-se que cerca de 100 passageiros do voo iriam para a conferência.
O universo da pesquisa contra a Aids estava em estado de choque nesta sexta-feira (18) pelo fato de que dezenas de destacados especialistas na área podem ter morrido a bordo do avião que foi derrubado na Ucrânia, provocando um duro golpe nas esperanças de uma cura para a doença. Algumas mortes já foram confirmadas.
Entre eles estava Joep Lange, que pesquisava a doença havia mais de 30 anos e era considerado uma das maiores autoridades na área, admirado por sua defesa incansável da garantia do acesso barato a drogas de combate à Aids em países pobres.
"Ele é um dos ícones de todo esse campo de pesquisa. Sua perda é imensa", disse Richard Boyd, professor de imunologia na Universidade Monash, de Melbourne, à Reuters. Também estavam a bordo do avião, Pim de Kuijer, da organização Stop AIDS Now!, delegado da conferência sobre Aids. Lucie van Mens, da AIDS Action Europe, delegada da conferência sobre Aids e Maria Adriana de Schutter, da AIDS Action Europe, delegada da conferência sobre Aids.

"A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião, simplesmente não sabemos", disse Trevor Stratton, um consultor sobre Aids que já se encontrava em Sydney para um pré-evento, à rede Australia Broadcasting Corp.
A conferência, marcada para começar no domingo (20), tem entre os principais palestrantes deste ano o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e são esperados mais de 12 mil participantes.

A IAS ainda trabalhava com as autoridades responsáveis para confirmar o número de conferencistas a bordo do avião.

"Em reconhecimento à dedicação de nossos colegas na luta contra o HIV/Aids, a conferência vai continuar como planejado e vai incluir oportunidades para refletirmos e nos lembrarmos daqueles que perdemos", disse a entidade em comunicado. G1
PAPA FRANCISCO FICA CONSTERNADO COM QUEDA DE AVIÃO NA UCRÂNIA

O Santo Padre recebeu com consternação a notícia do desastre do avião da Malaysian Airlines, precipitado na região leste da Ucrânia, marcado por fortes tensões.

O Papa eleva suas orações pelas numerosas vítimas do acidente e por seus familiares, renovando às partes em conflito o forte apelo à paz e para um compromisso na busca de soluções com o diálogo, a fim de evitar mais perdas de vidas humanas inocente.
O Boeing 777 caiu na Ucrânia na tarde de quinta-feira, 17, próximo à fronteira com a Rússia. Todas as 298 pessoas a bordo morreram na explosão. Muitas das vítimas dirigiam-se a Melbourne para o Encontro Mundial sobre a AIDS. Quer os separatistas como o governo ucraniano estão dispostos a abrir um corredor humanitário e declarar um cessar-fogo de três dias para permitir às equipes internacionais chegar ao local da queda.
Fontes de inteligência ocidentais confirmam que o avião foi atingido por um míssil terra-ar, sem poder precisar ainda de onde tenha partido, o que não será difícil, pois há meses a região é vigiada por satélites militares. Separatistas filo-russos, governo ucraniano e russo acusam-se mutuamente, ao mesmo tempo que todos negam qualquer responsabilidade no ataque. A caixa preta já foi encontrada.
O avião foi atingido quando voava a uma altura de 10 mil metros – considerada segura, na área de Donbass, Ucrânia, a 52 quilômetros da fronteira russa. Após o desastre, os vôos civis estão proibidos de sobrevoar a região leste da Ucrânia.

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se nesta sexta-feira, para analisar a situação. RV
-
-