terça-feira, julho 08, 2014

PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS (1865-1942)


Amábile Lucia Visintainer, hoje Santa Paulina, foi uma religiosa tirolesa canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João 
Paulo II


Filha de Napoleone Visintainer (Wiesenteiner) e Anna Pianezzer, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigrou para o Brasil como muitos outros tiroleses italianos oriundos do atual Trentino (Tirolo Italiano), estabelecendo-se na localidade catarinense de Nova Trento.
Desde muito cedo, atuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. 

Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, na atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista.

 Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.

A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava sérios problemas de saúde causados pela diabetes até que lhe foi amputado o braço direito. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942.
Santuário de Santa Paulina, localizado em Nova Trento, SC, vista da rampa de acesso ao Santuário.
Em 18 de Outubro de 1991 foi beatificada pelo Papa João Paulo II por ocasião da sua visita a Florianópolis. Foi por fim canonizada em 19 de maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa  Paulina do Coração Agonizante de Jesus. E considerada a primeira brasileira, mesmo não tendo nascido no Brasil.

 Também nesse dia a Igreja comemora a memória  
09/07 - Santa Verônica Giuliani
09/07 - Agostinho Zhao Rong e 119 Companheiros









---