domingo, junho 30, 2013

99 ANOS DA BENÇÃO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA MATRIZ DE SÃO CONRADO


Na época do Tombamento o objetivo era a preservação da edificação pela relevância histórica e urbanística para a cidade do Rio de Janeiro. A Igreja foi a primeira construção do bairro, erguida entre 1904 e 1916 pelo engenheiro Conrado Jacob de Niemeyer.
"Patrimônio do acervo cultural desta cidade, Jóia de Arquitetura, estilo e construção proporcionados e perfeitamente integrados ao entorno local, admirada por todos que por lá transitam". (Jornal do Brasil - 29/05/2005)

A paróquia de estilo eclético tardio, com traços neoclássicos foi o ponto de partida para a urbanização da região. O comendador Conrado construiu a capela nas imediações de sua fazenda para que a esposa pudesse rezar perto de casa.
Para compor o altar, Jacob Niemeyer trouxe da Alemanha uma imagem barroca do século XVIII, talhada em madeira, de São Conrado, na Suíça, conhecido por fazer milagres a favor dos pobres, São Conrado foi um nobre da Idade Média que, cheio de virtudes, entregou todos os seus bens para construir escolas e hospitais.
Em pouco tempo a Igreja se tornou ponto de encontro de moradores do bairro. A praia, que se chamava Pedra da Gávea, começou a ser chamada de São Conrado e na década de 40 a Igreja foi doada a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, transferido de Belém para o Rio em 1943, transformou a igrejinha numa paróquia.
Celebração Eucarística no aniversário dos 99 anos
da Pedra Fundamental da Matriz de São Conrado

Além de ter acompanhado o crescimento do bairro, a igreja, por ficar em ponto elevado e praticamente à beira-mar aparecia nas cartas de navegação do início do século co mo uma referência para quem se dirigia ao Porto do Rio. Hoje, ela resiste com um marco da história do bairro em meio ao movimento da Auto-Estrada Lagoa – Barra

Além de receber os moradores dos condomínios do bairro, a paróquia reúne fiéis vindo da Vila Canoas, comunidade entre o Gávea Golf Club e a Estrada das Canoas.

Com missas celebradas na própria igreja, a paróquia oferece diversos serviços sociais,  também realiza missas no condomínio Village de São Conrado.


Da construção original ainda restam a Pia Batismal, toda em mármore italiano, o sino, alguns vidros belgas e o relógio francês.