quinta-feira, outubro 18, 2012

DIA DO MÉDICO O ARAUTO DA SAÚDE

O médico Thomas Vandamme e a enfermeira Cathy Beuve no Centro de Tratamento de Cólera em Tabarre, no Haiti
São cerca de 30 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por mais de 60 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos faziam com que muitos se calassem frente aos fatos testemunhados.
Agente médico realiza consulta com uma mulher sudanesa e seu filho em Ajakwac, na região de Abyei, no Sudão
MSF surge, então, como uma organização médico-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.

A organização é uma iniciativa independente de governos e sustentada, em grande parte, por contribuições privadas, o que lhe confere agilidade e liberdade para oferecer ajuda humanitária onde for necessário.
Oferecer cuidados de saúde em situações de crise é a base do trabalho de Médicos Sem Fronteiras. Conflitos, epidemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de atuação de MSF. 
A enfermeira Sita Cacioppe trabalha na equipe de emergência da região de Abyei e no norte do estado de Warrab, no Sudão do Sul
Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.
Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, MSF também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona, ou não existe. A organização oferece cuidados de saúde básica e de prevenção em campos de refugiados, áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas
Uma funcionária do hospital observa a quantidade de pacientes que chegam às instalações todos os dias. O número de internações no hospital de MSF dobrou nas últimas semanas e 80% das crianças admitidas estão, atualmente, com malária. No Níger, MSF realiza atividades médicas e nutricionais em Tahoua, Maradi, Zinder e Agadez.

Um projeto pode ser desencadeado pela existência de uma situação de crise que requer uma resposta humanitária ou pelo pedido de organizações internacionais, de um governo nacional ou de outras organizações não governamentais. O primeiro passo é enviar uma equipe ao local para avaliar a situação.

Profissionais de MSF analisam, de acordo com o contexto, o número de pessoas afetadas, as necessidades médicas e nutricionais, a infraestrutura de transportes, água e saneamento, o ambiente político e a capacidade local de responder ao problema. Assim, a organização toma a decisão final de intervir ou não naquele país, determinando as prioridades de saúde, além de compor a equipe que entrará em ação e os recursos necessários para iniciar o projeto.

Quando há uma emergência, uma intervenção pode ser efetuada entre 48 e 72 horas após identificado o problema. Por trás da agilidade de MSF, está um sistema de logística extremamente eficiente. 
Enfermeiro de MSF prepara criança desnutrida para receber medicação intravenosa durante uma consulta no Centro de Reabilitação Nutricional Intensivo. Ali, muitas crianças desnutridas que apresentaram quadros graves de malária recebem alimento terapêutico pronto para o uso bem como tratamento antimalária.


A padronização dos métodos de trabalho, a organização de materiais em kits específicos, a manutenção de estoques permanentes e a experiência dos profissionais permitem que MSF chegue ao local afetado com rapidez e comece imediatamente a socorrer as vítimas.

MSF possui quatro centros de logística na Europa e no Leste da África e estoques de equipamento na América Central e no Leste da Ásia. Dessa forma, materiais podem ser enviados de avião para regiões em crise dentro de 24 horas.
Em Busia, no oeste do Quênia, onde cerca de 30% das pessoas são portadoras do HIV/Aids,  a mulher soropositivo amamenta seu filho enquanto o marido, também portador do HIV, repousa numa cama. Tanto o marido quanto a criança morreram no dia seguinte que a foto foi tirada.

Todos os projetos de Médicos Sem Fronteiras têm prazo para terminar. Uma vez supridas as necessidades que levaram à instalação do projeto, MSF começa gradualmente a retirar suas equipes para encerrar o programa, ou para repassá-lo a ONGs locais ou ao governo do país.
"A organização Médicos Sem Fronteiras leva socorro às populações em perigo e às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer discriminação racial, religiosa, filosófica ou política."
"Trabalhando com neutralidade e imparcialidade, os Médicos Sem Fronteiras reivindicam, em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária, a liberdade total e completa do exercício da sua atividade."

O Dia do Médico foi escolhido dia 18 de outubro, pois é o
  mesmo dia de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, por isso a igreja Católica resolveu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo.

O médico é o Anjo da Guarda,
vestido de bata branca!
É a sentinela, que vigia nossas vidas!
É a porta de entrada da esperança!
É a porta de saída da alegria!
É o amigo que sussurra palavras de conforto! 

Que encoraja e anima! É o arauto da saúde!
Neste dia comemorativo do dia do médico/a,
queremos agradecer-lhe:
O respeito que conforta, anima e ajuda;
A confiança que transmite coragem;
Os dias intermináveis de trabalhos exaustivos;
A dedicação nas longas noites de vigílias;
Os plantões mortificantes;
Os cuidados com os procedimentos;
As preocupações nos casos extremos;
Queremos parabenizar todos os médicos e médicas, de todas as especialidades, do mais graduado ao recém-saído da Universidade e participar com todos:
Das vitórias alcançadas;
Das alegrias e batalhas vencidas;
Das descobertas científicas;
Dos avanços da medicina;
Da luta contra a fadiga e o desânimo
QUE SÃO LUCAS ABENÇOE A MISSÃO DE   
TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE!