segunda-feira, outubro 15, 2012

POSSE DE PADRE MARCOS BELIZÁRIO NA PARÓQUIA SÃO CONRADO RJ

DIA 14 DE OUTUBRO DE 2012
 XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Homilia de Dom Nelson Francelino Ferreira
"Reverendíssimo Padre Marcos Belizário, Reverendíssimo Vigário Episcopal Monsenhor Jan Kaleta, Reverendo Padre Ricardo, amados irmãos e irmãs, a liturgia de hoje traz uma contribuição singular para nossa vida de cristãos
e nos convida a refletir sobre as escolhas que fazemos. É preciso muitas vezes renunciar a certos valores perecíveis a fim de adquirir os bens eternos. A sabedoria possui um brilho e um valor que não se extingue, mas que permanece eternamente.
VANESSA, LUAN, JOÃO PEDRO, LUAN DIAS, LUCAS E
SEMINARISTA ALAN AUGUSTO 
MINISTRAS EXTRAORDINÁRIAS DA SAGRADA COMUNHÃO

Jesus toma a direção de Jerusalém onde entrará e não mais sairá, porque Jerusalém será palco das fatídicas situações que culminarão na Morte e Ressurreição do Senhor. Jesus então aproveita essa caminhada com os discípulos rumo a Jerusalém,
 talvez para fazer o retoque final da formação dos discípulos, e se depara ainda com a fragilidade deles se tratando de temas essenciais para que a igreja pudesse prosseguir a sua obra de vida e salvação, oferecendo-a todos os povos.
 MONSENHOR JAN KALETA VIGÁRIO EPISCOPAL DO VICARIATO 
EPISCOPAL JACAREPAGUÁ., DOM NELSON FRANCELINO FERREIRA BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA E PADRE RICARDO TORRI SJ

Eis que, ao longo do caminho aparece um personagem misterioso que representa a personificação de todos nós, uma pessoa que não sabe lidar com os bens terrenos e muitas vezes confunde essa relação: bens terrenos e bens externos.
PASTORAL DA MÚSICA
SODALÍCIO DE VIDA CRISTÃ

E, no entanto, é uma pessoa boa e sincera, até porque esse personagem sabia com toda clareza que todos esses bens que possuiu não favoreciam a vida eterna. Ele tinha uma sede de vida eterna, de transcendência e sentia que os bens era uma peso que 
A LEITURA DAS PROVISÕES FOI FEITA
 PELO MONSENHOR JAN KALETA, 
VIGÁRIO EPISCOPAL DO VICARIATO 
EPISCOPAL JACAREPAGUÁ.
   muitas vezes o modo como lidava com eles ou com a riqueza era um relacionamento que dificultava a sua elevação, então se depara com Jesus e pergunta ao Mestre: “o que eu devo fazer para ter a vida eterna?” e Jesus então propõe o caminho dos mandamentos, ele então responde: “eu já faço isso desde a minha mocidade!”. Jesus olha com carinho para esse personagem e diz: “vai e se desfaz de tudo que tens e dê aos pobres, assim terá o acesso livre e a liberdade necessária para  entrar no reino dos céus”.
PADRE MARCOS BELIZÁRIO PROFERIU A FORMULA DE JURAMENTO E FIDELIDADE
“...seguirei, com obediência cristã, o que os sagrados Pastores declaram como doutores e mestres autênticos da fé ou estabelecem como chefes da Igreja, e prestarei fiel ajuda aos Bispos diocesanos, para que a ação apostólica, a exercer em nome e por mandato da Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja.
Assim Deus me ajude e os santos Evangelhos de Deus que toco com as minhas mãos”. 
Pe Marcos Belizário Ferreira
PADRE MARCOS BELIZÁRIO RECEBE A CASULA, SINAL VISÍVEL DO MINISTÉRIO SACERDOTAL

Dom Nelson continua - Com certeza Jesus não pediu para aquele personagem passar a viver na miséria, mas para relacionar todos os seus bens com a fé, com a transcendência e com a religiosidade.
Jesus quis formá-lo para saber diferenciar o que é efêmero, limitado e relativo do que é absoluto e eterno. Aquele personagem estava tão confuso que preferiu não abrir mão de sua riqueza e posses, então colocou Deus em segundo plano e foi embora. 
Jesus toma esse exemplo para reforçar a formação dos discípulos, alertando a dificuldade dos apegos, o quanto é nocivo à maneira distorcida com que lidamos com as nossas posses, com as nossas riquezas, capazes de ofuscar a própria realidade de vida. Todas as realidades são boas, mas vivida em seu determinado lugar. O que é da terra são meios, todas elas como posses e riquezas.
Tudo isso podemos chamar de meios e jamais de fins, de modo que a nossa vida deva estar totalmente orientada para os fins e utilizando todos os meios para melhor atingi-los, 
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
 SACERDOTAIS
mas quando nosso coração fica preso aos meios esses meios ofuscam os fins impossibilitando nosso caminhar. Jesus aproveita todos esses exemplos desse personagem para dizer e chamar a atenção de seus discípulos de ontem, de hoje e de sempre, como é importante trabalhar com honestidade, com decência e obter o nosso patrimônio na ética, na moral, mas sempre sendo por meios mas não como fins.

Jesus chama de rico aquele que enfim enterra todas as suas possibilidades de transcendência nos bens que possui. Esse perigo é soberbo e está fadado a uma grande frustração eterna porque não consegue ver nessas realidades um meio, mas sim um fim e acaba relacionando as coisas eternas com absolutas que procedem de Deus para nossa caminhada. 
ENTREGA DAS CHAVES DA IGREJA, DO SACRÁRIO, DO BATISTÉRIO E DO CONFESSIONÁRIO
Diante do evangelho nós podemos interpretar a primeira leitura quando o grande sábio, na sua oração, pede entre outras coisas o dom da sabedoria. O dom da sabedoria permite ver e usar todas as coisas dentro de uma lógica e de uma unidade em prol do fim maior e absoluto. Portanto, diz o sábio que toda a riqueza, todo o ouro, toda a prata, quando não bem utilizado perde o seu valor.  

Todas as posses e todas as riquezas são instrumentos e meios para que possamos viver a caridade, a solidariedade, a justiça e a responsabilidade com os mais necessitados e assim acharmos rumo ao fim maior que e nosso Deus . O episódio registrado no Evangelho de hoje mostra o quanto é difícil a libertação para aquele que é apegado e que adquiri uma riqueza injusta. E assim Jesus enfatiza e é bem categórico com os seus discípulos. 
Amados irmão e irmãs diante da Palavra de Deus peçamos a sabedoria para usar bem todas as coisas como meios para promover a justiça, a solidariedade entre nós e para construir um mundo melhor, que possamos repensar as nossas posses, o uso do dinheiro e as nossas buscas e prestígio.
O ABRAÇO MATERNO
Sobretudo, numa sociedade profundamente marcada pelo consumismo, hoje mais do que nunca corremos o risco de capitalizar as nossas esperanças e até mesmo a nossa fé, sacrificando os valores essenciais e os valores éticos e morais.
Que o Evangelho e a Liturgia da Palavra de hoje nos ajude a reorganizar e a repensar os nosso valores, assim possuindo os bens como dons de Deus possamos por Ele nos santificar na justiça e na solidariedade.
JUÍZA DENISE FROSSARD
"Hoje a Arquidiocese do Rio de Janeiro confia e entrega ao Padre Marcos Belizário a sua nova Paróquia de uma forma muito especial, porque após 21 anos com a realização de um belo trabalho na Paróquia dos Santos Anjos ele agora é convidado pelos bispos a assumir um novo trabalho com uma nova porção do povo de Deus. E o trabalho que padre Marcos fez na Paróquia Santos Anjos haverá de fazer de uma forma mais amadurecida e melhor aqui
na Paróquia São Conrado.
 A Arquidiocese espera, reza e conta com a seus 21 anos de experiência sacerdotal para que esse povo seja alimentado, amado e seja servido com toda a diligência com amor e afeto próprio do Bom Pastor.
Paróquia São Conrado, a Arquidiocese também entrega a vocês o Padre Marcos Belizário, 
não só como confia vocês a ele como confia ele a vocês, que possam o acolher de coração aberto, sabendo que a missão de pastor não é exercida só por ele,
mas por todos os batizados e cada um ao seu modo possa ajudá-lo a fazer com que essa paróquia no coração desse bairro brilhe para todos os moradores e todos os que aqui passam e possam sentir nessa igreja a expressão da graça de Deus que acolhe,
que vai buscar e salvar o que estava perdido e assim nessa interação bonita ‘pastor e rebanho e rebanho e pastor’ faça com que o Padre Marcos Belizário amplie mais o seu ministério e que a paróquia cresça na responsabilidade missionária e discípula nesse rebanho do Senhor". 
Dom Nelson Francelino Ferreira
JORNALISTA ALBERTO CORONA
SUELI E CLAUDIO
CRISTINA CAETANO E ESPOSO
JUÍZA DENISE FROSSARD E PE MARCOS
 AMIGOS DOS SANTOS ANJOS
 COMUNIDADE DOS SANTOS ANJOS
 ALZIRA,  EVANI, MARLENE ABRAS E MARTA DUARTE
 COMUNIDADE DOS SANTOS ANJOS
SOBRINHO E IRMÃ DE PE MARCOS
 'DENISE E MARCOS'
 LUAN DIAS E VANESSA
PARÓQUIA SÃO CONRADO RJ

·       Missas Dominicais  > 10h e 19h
·       Missas feriais > 2feira, 4a feira, 5a feira e 6a feira às 18h
·       Nas 3as feiras não há missa.
·       Sábado > Missa de preceito às 18h.